Notícias > Competitividade, investimentos, cargas tributrias e planejamento fiscal so alguns dos temas a serem destrinchados em congresso voltado para empresas do setor industrial Competitividade, investimentos, cargas tributrias e planejamento fiscal so alguns dos temas a serem destrinchados em congresso voltado para empresas do setor industrial
11/04/2024


A Reforma Tributria, tema de grande relevncia para o cenrio econmico brasileiro atual, ser o tema do Congresso Reforma Tributria: Repercusses Prticas, promovido pelo Departamento Jurdico do Ciesp (Centro das Indstrias do Estado de So Paulo) em parceria com a Esagu (Escola Superior da Advocacia-Geral da Unio), nos dias 18 e 19 de abril (quinta e sexta-feira). O pblico-alvo so empresas do ramo industrial e advogados com atuao na rea tributria. Com o objetivo de esclarecer as principais alteraes da PEC 45 e seus impactos prticos no setor da indstria, o evento reunir especialistas renomados para um debate aprofundado e esclarecedor.

Promulgada em dezembro de 2023, a Reforma Tributria prev a simplificao do sistema tributrio brasileiro, substituindo os cinco impostos sobre consumo e servios (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) por dois Impostos sobre Valor Agregado: a CBS (Contribuio sobre Bens e Servios) e o IBS (Imposto sobre Bens e Servios). O primeiro tem alcance federal e o segundo, estadual e municipal.

Segundo o diretor jurdico do Ciesp, o advogado Helcio Honda, o congresso abordar em detalhes as caractersticas desses novos impostos, como a alquota nica, a no cumulatividade e a tributao em toda a cadeia de valor.

De acordo com ele, o congresso vai apresentar uma anlise dos impactos da Reforma Tributria nos diversos setores da indstria. Especialistas convidados debatero os desafios e oportunidades que a nova lei trar para empresas de diferentes segmentos. Vamos discutir competitividade, investimentos, cargas tributrias e planejamento fiscal, dentre outros temas, afirmou Honda.

Servio:
Congresso Reforma Tributria: Repercusses Prticas
Data: 18 e 19 de abril de 2024 (quinta e sexta-feira)
Horrio: 18/04 das 14:30 s 21:00 e 19/04 das 9h00 s 18h30
Local: Edifcio-Sede do Ciesp - Av. Paulista, 1313, 15 andar
Realizao: Departamento Jurdico do Ciesp e Esagu
Coordenao: Hlcio Honda (CIESP), Rita Dias Nolasco (ESAGU) e Leonardo Alvim (AGU)
programao completa e inscries pelo link: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=etN5TU4eOUqf3vFjHLYH1EUpGhBScudKiiCRWC_hEWJUN0o1RzZEQ0VKRjk0SUxBTkVVNERIVTVWNC4u

Informaes para a imprensa:
Press Office Comunicao Integrada
Diretora executiva: Carla Acquaviva - (15) 99760.4004
carla@vpocomunicacao.com.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CIESP
Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicao
Adriana Matiuzo Mtb 4.136 PR99 (11) 9 5158-6921