Notícias > Especialistas orientam sobre percia judicial trabalhista em palestra no Ciesp Sorocaba Especialistas orientam sobre percia judicial trabalhista em palestra no Ciesp Sorocaba
27/03/2024


Visando orientar profissionais das reas de Recursos Humanos, Jurdico e da Segurana do Trabalho, o Ciesp Sorocaba (Centro das Indstrias do Estado de So Paulo) promoveu, no dia 19 de maro, uma palestra sobre Percia Judicial Trabalhista. O evento foi coordenado pelo Ncleo de Segurana e Medicina do Trabalho e reuniu cerca de 60 profissionais.

Durante o encontro, a advogada Renata Rangel apresentou o funcionamento da percia judicial e o papel de cada ator no processo. A percia judicial trabalhista est prevista no artigo 195 da CLT (Consolidao das Leis do Trabalho). O juiz o responsvel por designar um perito, que pode ser um engenheiro ou mdico do trabalho, para analisar e dar um parecer sobre aspectos tcnicos do processo. Esse trabalho do perito importante porque o juiz no uma pessoa habilitada para elucidar dvidas tcnicas que envolvem o processo. Ele pode at ter formao em Engenharia, Medicina ou Contabilidade, mas no poder se utilizar desta condio para resolver controvrsias que dependem de conhecimento especfico, explicou a advogada.

Segundo Renata, outro ponto importante o advogado acompanhar a percia. Antigamente os advogados no acompanhavam a percia, mas eu percebi que era importante acompanhar porque se trata de uma parte do processo. Quando a gente visita o ptio fabril a defesa flui melhor, disse.

A advogada falou tambm sobre o papel do assistente judicial. O assistente judicial normalmente indicado por uma das partes, pois ele tem conhecimento tcnico e pode garantir que a percia ocorra conforme os seus requisitos. Ele ir analisar o laudo apresentado pelo perito judicial e analisar os pontos negativos e positivos para o processo, observou.

Durante o encontro, o engenheiro de Segurana do Trabalho e inspetor chefe do CREA - Sorocaba, Almir Buganza, destacou a importncia da preparao dos profissionais que atuam na rea de segurana. muito importante que os profissionais tcnicos e engenheiros que atuam na rea segurana desenvolvam um olhar sistmico de todo processo, para que possam identificar as falhas, conectar as informaes e estabelecer aes para mitigar os riscos operacionais e judiciais. Muitas vezes eles esto to focados nas questes operacionais do dia a dia que no se atentam para a gesto da segurana, ressaltou.

Segundo Buganza, alm dos controles e emisso de documentos inerentes rea de segurana, importante observar que a documentao deve ser coerente com a realidade da empresa. Estes documentos possuem uma hierarquia, direta ou indireta, que precisa ser observada. Sua abrangncia dever ser a mais completa possvel para que as aes mitigatrias sejam eficientes, explicou.

De acordo com o coordenador do Ncleo de Segurana e Medicina do Trabalho, Ruy Jaegger Junior, o evento foi muito importante para esclarecer os profissionais da rea sobre o papel de cada um dos atores no processo de percia judicial trabalhista. A percia trabalhista pode ser requerida em um grande nmero de situaes e a avaliao tcnica e imparcial de um perito essencial na resoluo de disputas trabalhistas. A palestra foi fundamental para esclarecer as dvidas dos profissionais e esses podero replicar as informaes em suas empresas, comentou Jaegger Junior.

J a advogada trabalhista Andrea Valio, que diretora jurdica do Ciesp e conselheira do Ncleo de Segurana e Medicina do Trabalho, destacou o trabalho da entidade que visa apoiar as empresas levando orientaes. Esse encontro foi muito importante, pois reuniu profissionais de diversos setores das empresas: Recursos Humanos, Jurdico, Segurana e Medicina do Trabalho. Esse olhar sistmico abordado pelo palestrante muito importante, pois colabora para prevenir eventuais processos trabalhistas, concluiu a advogada.

Sobre o Ciesp
O Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (CIESP) uma entidade civil sem fins lucrativos que rene indstrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 8 mil empresas associadas e uma sede central na Avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma slida estrutura a servio dos interesses do setor.

A Regional Sorocaba, que completou 73 anos no ano passado, foi fundada por um grupo de industriais com o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento da indstria regional. Tornou-se um agente de articulao poltica, contribuindo para a atrao de novos investimentos para a regio, alm de prestar servios, fomentar a gerao de negcios e desenvolver estudos e pesquisas.

A entidade oferece assessoria nas reas jurdico-consultiva e tcnica, econmica, de comrcio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, desenvolvimento sustentvel (meio ambiente), rodadas e eventos de negcios, alm de diversos convnios, realizando tambm a emisso de Certificado de Origem e Certificao Digital.

Outras informaes podem ser obtidas pelos telefones (15) 4009-2900 e (15) 99178-5674 (WhatsApp) ou pelo e-mail: cursos.sorocaba@ciesp.com.br. A sede do Ciesp Sorocaba fica na Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260, no bairro Alto da Boa Vista.

Siga o Ciesp Sorocaba nas redes sociais: https://www.facebook.com/ciespsorocabaoficial, https://www.instagram.com/ciespsorocaba/ e https://www.linkedin.com/company/ciespsorocabaoficial/.

Informaes para a imprensa:
Press Office Comunicao Integrada
Carla Acquaviva Diretora Executiva
carla@vpocomunicacao.com.br
Tel: (15) 99760-4004