Notícias > Ciesp Sorocaba promove curso presencial sobre captao, seleo e reteno de talentos Ciesp Sorocaba promove curso presencial sobre captao, seleo e reteno de talentos
15/03/2024
Com foco em habilidades comportamentais (soft skills) e Fit Cultural, treinamento ser realizado no dia 23 de maro, das 8h30 s 17h30, na sede da entidade

A falta de adequao cultural pode custar para a organizao entre 50% e at 60% do salrio anual de um colaborador devido ao turnover, de acordo com um estudo feito pela SHRM (sigla em ingls para Sociedade de Gesto de Recursos Humanos). Tendo em vista essa realidade de mercado, o Ciesp (Centro das Indstrias do Estado de So Paulo), Regional Sorocaba, ir realizar no prximo dia 23 de maro, das 8h30 s 17h30, em sua sede, o curso presencial Captao, Seleo e Reteno de Talentos com nfase em Soft Skills e Fit Cultural. Ministrado pelo mestre Psicologia Social, Rogrio Rodolfo Baptista, o curso voltado para profissionais de Recursos Humanos, empresrios, empreendedores, gestores e lderes de equipe.

De acordo com o especialista, o objetivo do curso capacitar os participantes em tcnicas e ferramentas para identificar, atrair, selecionar e reter talentos alinhados com a cultura organizacional. As empresas esto tendo muita dificuldade de engajar os jovens da chamada gerao Z pelas caractersticas de baixo envolvimento e individualismo. O curso visa trabalhar essas questes de soft skill e fit cultural, que so processos para reter essas pessoas na organizao. A demisso e alta rotatividade (turnover) da gerao Z nos primeiros 90 dias sinal de que o alinhamento cultural no foi bem feito desde o incio, comenta.

O instrutor destaca ainda que as empresas esto tendo que adequar seus processos seletivos para atrair de reter talentos devido ao fato de existirem quatro diferentes geraes atuando no mercado de trabalho. As ferramentas de seleo esto diferentes porque hoje mais do que competncias tcnicas as empresas buscam as soft skills, ou habilidades comportamentais, tais como: inovao, resilincia, capacidade de engajamento e flexibilidade para mudana. Alm disso, hoje temos pelo menos quatro diferentes geraes convivendo no ambiente de trabalho. Enquanto as geraes mais antigas se adaptam mais rapidamente cultura de uma organizao, as pessoas da gerao Z so mais questionadoras, no querem assumir novas responsabilidades e tm dificuldade de lidar com hierarquia, explica o especialista.

O curso tem carga horria de oito horas e est dividido em seis mdulos: Introduo aos Conceitos Fundamentais; Soft Skills: Identificao e Avaliao; Fit Cultural: Compreenso e Aplicao; Processo de Captao e Seleo; Reteno de Talentos e Desenvolvimento Contnuo e Estudos de Caso e Exerccios Prticos.

As inscries podem ser feitas at o prximo dia 19 de maro por meio do link: https://forms.gle/C3zi3iihFXUh2GGTA. O investimento por participante de R$ 550,00, mas as empresas associadas ao Ciesp contam com um valor diferenciado de R$ 370,00. O Ciesp possui tambm uma poltica de descontos que oferece uma inscrio gratuita para as empresas que fizerem cinco ou mais inscries para o mesmo curso e 5% de desconto para as empresas que fizerem trs inscries. Consulte a Regional Sorocaba antes de se inscrever.

Outras informaes podem ser obtidas pelos telefones (15) 4009-2900 e (15) 99178-5674 (WhatsApp) ou pelo e-mail: cursos.sorocaba@ciesp.com.br. A sede do Ciesp Sorocaba fica na Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260 Alto da Boa Vista Sorocaba/SP e o local conta com estacionamento gratuito.

Sobre o instrutor
Rogrio Rodolfo Baptista possui mestrado em Psicologia Social pela PUC-SP e graduaes em Psicologia pela NIMEP e Gesto Empresarial pela UNICESUMAR. Atualmente, ps-graduando em Negcios e Empreendedorismo.

Com mais de 20 anos nas reas de Gesto de Pessoas, Administrao e Qualidade, Baptista atua como consultor de Negcios e Recursos Humanos em empresas nacionais, multinacionais e rgos pblicos, desempenhando tambm o papel de instrutor de Treinamentos Tcnicos e Comportamentais.

Ao longo de sua carreira, ministrou treinamentos e palestras para mais de 8.000 profissionais sobre diversos temas e atuou como docente em cursos de graduao e ps-graduao. Tambm exerce a funo de professor e colaborador no Projeto SEBRAE Educao, focado em Empreendedorismo e de instrutor do Ciesp (Centro das Indstrias do Estado de So Paulo).

Servio:
O que: Curso presencial Captao, Seleo e Reteno de Talentos com nfase em Soft Skills e Fit Cultural.
Quando: Dia 23 de maro (sbado)
Horrio: das 8h30 s 17h30
Onde: Sede do Ciesp Sorocaba
Endereo: Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260 Alto da Boa Vista Sorocaba/SP
Inscries: at o dia 19/03 pelo link: https://forms.gle/C3zi3iihFXUh2GGTA.
Informaes: (15) 4009-2900 | 15) 99178-5674 | cursos.sorocaba@ciesp.com.br.
Vagas limitadas

Informaes para a imprensa:
Press Office Comunicao Integrada
Carla Acquaviva Diretora Executiva
carla@vpocomunicacao.com.br
Tel: (15) 99760-4004