Notícias > Palestra do CIESP e do SENAI-SP apresenta Rota 2030 para empresas Palestra do CIESP e do SENAI-SP apresenta Rota 2030 para empresas
19/10/2021
Programa financia o desenvolvimento de processos inovadores para a indstria brasileira

Palestra On-line

A Lei 13.755, aprovada em dezembro de 2018 e que ficou conhecida como Rota 2030, abre novas oportunidades de inovao em reas importantes do ecossistema do setor automotivo. Neste contexto, os institutos de pesquisa e inovao tm um papel relevante ao oferecer conhecimento e ferramentas s empresas interessadas em conduzir projetos de inovao. O SENAI-SP, por meio do seu Instituto de Tecnologia, apresentou no dia 07 de outubro, em um encontro on-line com empresrios sorocabanos, a categoria Rota 2030 - Aliana Industrial.

De acordo com o Agente de Inovao do SENAI de So Caetano do Sul, Auyber Teodoro, o SENAI-SP conta com a Jornada para a Transformao Digital. Trata-se de uma metodologia que visa auxiliar as empresas na 4 revoluo industrial em trs eixos: Tecnologia, Capital Humano e Modelos de Negcio e Plataformas, explicou.

Neste contexto, o SENAI possui um Open Lab 4.0 na unidade de So Caetano, em parceria com diversas empresas, com o objetivo de recriar situaes do dia a dia das indstrias. Entre as tecnologias utilizadas temos: veculo autnomo inteligente, realidade aumentada, realidade virtual, levantamento de inventrio com drone e gerenciamento remoto de energia, observou Teodoro.

Na questo do programa Rota 2030 Aliana Industrial, o Agente de Inovao do SENAI apresentou as condies do edital. Nesta categoria h uma indstria ncora que coordena o projeto e duas ou mais indstrias elegveis que fazem parte da aliana. O Instituto de Inovao SENAI analisa e coordena o projeto que pode receber aportes que vo de 2 a 8 milhes por chamada, destacou.

Tambm participou do encontro o Coordenador do Plano de Negcios do Instituto SENAI de Inovao em Materiais Avanados e Nanocompsitos, Gustavo Spina, que apresentou as inovaes em materiais desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovao Industrial (EMBRAPII). Nosso Instituto est instalado no SENAI Mario Amato, em So Bernardo do Campo e atua no desenvolvimento e na otimizao do uso de materiais no metlicos, como polmeros, cermicas e compsitos com foco em tecnologias sustentveis.

Composto por diversos laboratrios e uma equipe de especialistas preparados para atender s demandas da indstria, uma das expertises do Instituto o desenvolvimento de compostos polimricos de alta performance. Trabalhamos com materiais biodegradveis e feitos a partir de resduos ps-processo ou ps-consumo. Um exemplo disso o projeto de embalagem de logstica inteligente retornvel, desenvolvido por um consrcio de empresas, que possui um sistema de gerenciamento e rastreamento, ressaltou.

Dentro do programa EMBRAPII ROTA 2030, Spina comentou que possvel desenvolver prottipos sem valor mnimo. Esse suporte est disponvel para empresas de fabricao de automveis, camionetas, utilitrios, caminhes e nibus, descritas nos CNAEs 29.1 e 29.2.

Para o diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, o programa Rota 2030 um grande aliado para aumentar a competitividade das indstrias brasileiras. A maior parte das empresas multinacionais adequadas indstria 4.0 e quando no encontram produtos e servios no Brasil, elas so obrigadas a trazer de fora. Esse programa extremamente importante para a cadeia de suprimentos do setor automotivo, principalmente no que se refere s pequenas e mdias empresas, disse Syllos.

O presidente do Parque Tecnolgico de Sorocaba (PTS), Nelson Cancellara, tambm participou do encontro e ressaltou a necessidade de apoiar a inovao nas empresas. Esse programa uma excelente oportunidade de fortalecer a indstria brasileira. A inovao ocorre por meio de um ecossistema, por isso to importante a participao de empresas ncoras e de uma instituio como o SENAI, que alia o conhecimento prtica do cho de fbrica, concluiu.

O CIESP Sorocaba fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260. Outras informaes podem ser acessadas no site www.ciespsorocaba.com.br.

Informaes para a imprensa:
Vergili Press Office Comunicao Integrada
Diretora executiva:
Carla Acquaviva - (15) 99760.4004
www.vpocomunicacacao.com.br