Notícias > CIESP promove palestra on-line em aluso Campanha Outubro Rosa CIESP promove palestra on-line em aluso Campanha Outubro Rosa
18/10/2021
Evento ir abordar a importncia da preveno do cncer de mama e da promoo da sade


Segundo dados do Instituto Nacional de Cncer (INCA), foram estimados 66.280 casos novos de cncer de mama em 2021, com um risco considerado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Com o objetivo de compartilhar informaes e promover a conscientizao a respeito da importncia do tema, a Regional Sorocaba do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (CIESP) aderiu Campanha Outubro Rosa e ir promover no prximo dia 22, das 9h s 11h, uma palestra online com o tema Conhea bem seu corpo, a preveno salva.

Ministrada pelo mdico radio-oncologista da Nucleon Radioterapia, Dr. Ricardo Ferrari, a palestra trar informaes sobre preveno e promoo da sade tanto para mulheres, como para homens. Falar da campanha Outubro Rosa mais que preveno, empatia, engajamento e tambm solidariedade. O cncer de mama uma realidade em nossa sociedade e precisa ser falado abertamente, sem tabus, com clareza e informao, pois como diz o tema do nosso encontro on-line, a preveno pode salvar vidas, destaca Ferrari.

De acordo com o mdico, devido ao perodo de quarentena por causa da pandemia de Covid-19, muitos diagnsticos foram atrasados, impactando na deteco precoce da doena. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) estima que das 11,5 milhes de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhes foram feitas. Essa diminuio acentuada do exame um fator de risco para milhares de mulheres e muitas oportunidades de cura podem ter sido perdidas, aumentando ainda mais a importncia desse tipo de iniciativa, alerta.

Ainda segundo o mdico radio-oncologista, o diagnstico precoce aumenta significantemente as chances de cura, sendo que 95% dos casos identificados em estgio inicial tm possibilidade de cura. A mamografia imprescindvel e o principal mtodo para o rastreamento da doena, conclui.

A palestra ser gratuita e aberta ao pblico em geral. Para participar, basta se inscrever pelo link: http://www.ciespsorocaba.com.br/agendas/evento.php?id=767. Aps a inscrio, o participante receber o link para entrar na sala virtual do evento.

O evento tem como parceiros a Liga Sorocabana de Combate ao Cncer, Nucleon Radioterapia, Associao Comercial de Sorocaba por meio do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Seconci-SP e Verbo Comunicao.

Sobre o Outubro Rosa
Criado no incio da dcada de 1990, pela Fundao Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa um movimento internacional de conscientizao para a deteco precoce do cncer de mama. O smbolo da preveno ao cncer de mama o lao cor-de-rosa, que foi distribudo aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). Desde ento, a campanha promovida anualmente no Brasil e no mundo todo, a fim de contribuir para a reduo da incidncia e da mortalidade pela doena.

O objetivo da Campanha Outubro Rosa 2021 divulgar informaes sobre o cncer de mama e fortalecer as recomendaes do Ministrio da Sade para preveno, diagnstico precoce e rastreamento da doena.

Sobre o palestrante
Dr. Ricardo Ferrari tem 30 anos e natural de So Bernardo do Campo, no ABC Paulista. formado pela Universidade Federal de Pelotas (RS) e fez residncia mdica em Radioterapia pela Universidade de So Paulo (USP). Atualmente mdico radio-oncologista, responsvel por tratamento radioterpico da Nucleon Radioterapia e da Santa Casa de Sorocaba. Atua tambm na Clnica de Radio-oncologia de So Paulo, no Hospital Santa Rita, na capital.

Servio: Palestra Conhea bem seu corpo, a preveno salva.
Quando: dia 22 de outubro (sexta-feira)
Horrio: das 9h s 11h
Inscrio: http://www.ciespsorocaba.com.br/agendas/evento.php?id=767
Evento online e gratuito. O link para participao ser enviado aps inscrio. Aberto ao pblico em geral.

Informaes para a imprensa:
Vergili Press Office Comunicao Integrada
Diretora executiva:
Carla Acquaviva - (15) 99760.4004
www.vpocomunicacacao.com.br