Imprensa > Release > 1º Fórum Ciesp de Meio Ambiente abre discussão com entidades locais

1º Fórum Ciesp de Meio Ambiente abre discussão com entidades locais26/02/2009

A Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp-Sorocaba) irá realizar o 1º Fórum Ciesp de Meio Ambiente, em 06 de março, a partir das 19h, no teatro do Sesi, localizado na Rua Duque de Caxias, 494, no bairro Mangal.

O evento está sendo organizado pelo Departamento de Meio Ambiente do Ciesp-Sorocaba e contará com a participação da Cetesb, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Unesp, Uirapuru/Imapes e Facens.

Inédito na cidade, o 1º Fórum Ciesp de Meio Ambiente tem como objetivo fomentar a discussão ambiental em Sorocaba e região. Enquanto representante do setor industrial, o Ciesp terá o papel de iniciar o debate em torno do assunto meio ambiente, que é de responsabilidade de todas as esferas da sociedade, explica um dos coordenadores do Departamento de Meio Ambiente do Ciesp, Paulo Mendonça.

Durante o evento, as organizações participantes poderão mostrar ao público presente seus planos para o meio ambiente em 2009. Vamos fazer a abertura e apresentar um breve panorama ambiental da região. Depois disso, o público poderá questionar os representantes das entidades e instituições presentes, diz Mendonça.

O coordenador de Meio Ambiente do Ciesp-Sorocaba realizou um estudo por amostragem com 45 empresas da cidade e detectou que a preocupação do setor industrial com o meio ambiente é crescente. Fizemos a primeira pesquisa em 2005, que mostrou que apenas 20% das empresas entrevistadas tinham algum tipo de gestão ambiental. Em 2007, repetimos a metodologia e o índice aumentou para 30%. Trata-se de um número muito bom, que está acima da média brasileira, que gira em torno de 25%. Mas ainda está bem abaixo dos padrões europeus, onde cerca de 60% das indústrias têm algum tipo de gestão ambiental. Por isso temos que fazer ações como esta, para despertar cada vez mais o interesse e a responsabilidade não só das empresas, mas de toda a sociedade, para a questão da preservação do meio ambiente, argumenta Mendonça.

O 1º Fórum de Meio Ambiente é aberto a qualquer pessoa interessada. A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia pelo telefone (15) 4009-2900 ou pelo e-mail cursos@ciespsorocaba.com.br.

Durante o evento, serão expostos brindes produzidos com sucata industrial pelo Movimento Nós Mulheres, criado em 2008 pelo Comitê Feminino do Ciesp-Sorocaba.

Outras ações do Ciesp voltadas ao meio ambiente

Em fevereiro de 2008, o Comitê Feminino do Ciesp-Sorocaba criou o movimento Nós Mulheres. Dezenas de mulheres de bairros carentes da cidade já aprendem a transformar sucata industrial em brindes para serem comercializados. No ano passado, foram realizadas três oficinas: metal, vidro e tecido. Esses resíduos, doados por empresas da região, passaram por transformação artesanal na mão das participantes para serem vendidos como brindes e objetos de decoração. Em 2009, o Nós Mulheres continua com o apoio de entidades como Sesi, Senai, Uniong, Prefeitura de Sorocaba e diversas indústrias.

Em junho do ano passado, a entidade realizou a Semana Fiesp/Ciesp de Meio Ambiente. Com o tema A Indústria respeita a Vida, foram sete dias de atividades locais, com o apoio o poder público, entidades e empresas privadas.

Já a partir de fevereiro de 2009, todo o material de papelaria utilizado pelo Ciesp-Sorocaba será de papel reciclado, como exemplo na utilização de materiais reaproveitáveis e preservação dos recursos naturais.

O que: 1º Fórum Ciesp de Meio Ambiente
Quando: 06 de março de 2009, às 19h
Local: Teatro do Sesi
Endereço: Rua Duque de Caxias, 494, Mangal