Imprensa > Release > Ciesp realiza pré-lançamento do Projeto de Inovação Tecnológica

Ciesp realiza pré-lançamento do Projeto de Inovação Tecnológica02/08/2012 Programa prevê melhoria nas indústrias por meio de parcerias com o Senai e a Agência USP

No último dia 24, o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) regional Sorocaba juntamente com a Fiesp e o Senai/SP realizaram na reunião Plenária o pré-lançamento do Projeto de Inovação Tecnológica. O plano, que prevê um total de 131 horas de serviços de consultoria e capacitação por empresa participante do programa, foi apresentado por Romeu Grandinetti, da Diretoria de Tecnologia Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, e Nivaldo de Freitas da Gerência de Inovação e Tecnologia do Senai/SP. Após a apresentação houve a diplomação de seis novos associados do Ciesp.

Para iniciar a manhã a gerente do Ciesp Sorocaba, Eva Marius, fez uma breve exposição sobre as últimas ações realizadas pela regional como: a Rodada de Negócios do Sudoeste Paulista; a Conferência sobre a FIB (Felicidade Interna Bruta) e o Happy Business, evento organizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp Sorocaba.

“Hoje inovação tecnológica é a palavra de ordem, estamos num ambiente totalmente diferenciado com a vinda do Parque Tecnológico e o curso mostrará caminhos, especialmente para o micro e pequeno empresário, onde se pode buscar caminhos para chegar a inovação, como linhas de financiamento, por exemplo”, afirmou o 1º. Vice Diretor do Ciesp Sorocaba e Diretor Estadual Adjunto de Tecnologia do Ciesp, Erly Domingues de Syllos.

Segundo Grandinetti, o objetivo do programa é promover a geração de ambientes inovadores; efetuar a transferência de conhecimento para as empresas; implantação de planos de gestão e projetos e, levar ideias a gerarem resultados como a diminuição de custos. “A Fiesp está bancando 90% do projeto, que, inicialmente está sendo ‘piloto’ nessas seis regiões que são, além de Sorocaba, Guarulhos, Osasco, Grande ABC, Campinas e Piracicaba”, explicou.

Ao todo, o programa prevê atender 240 indústrias do Estado de São Paulo e o Senai/SP será o responsável pelas consultorias e melhorias nas empresas. Nivaldo de Freitas da Gerência de Inovação e Tecnologia do Senai/SP mostrou alguns projetos inovadores já criados pela instituição como contêiner para tratamento de água com designer específico para industria e, a tornei que marca quanto em dinheiro está sendo desperdiçado ao jorrar água. “Outro produto que estamos desenvolvendo é uma roupa, especial para atletas, que não deixa odor”.

Para o 2º. Vice Diretor do Ciesp Sorocaba e Secretário de Desenvolvimento de Sorocaba, Mário Tanigawa atualmente as empresas do mundo todo estão com os ‘olhos’ voltados para o Brasil e investindo nele. “Com inovação temos um custo menor e melhor competitividade, sem inovação estaremos fora do mercado”.

O lançamento oficial do projeto acontece no próximo dia 7 de agosto na sede do Ciesp Sorocaba. Integram o projeto também a Agência USP de Inovação e o Sebrae/SP.