Imprensa > Release > ENTIDADES FAZEM ALERTA SOBRE CUIDADOS COM A SAÚDE DO HOMEM

ENTIDADES FAZEM ALERTA SOBRE CUIDADOS COM A SAÚDE DO HOMEM01/12/2020 CIESP Sorocaba, Seconci-SP e ACSO realizaram palestra alusiva ao Novembro Azul, no último dia 27, com urologista Paulo Fischer.

Com o tema "Sem saúde não há força, não há vida", a Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), em parceria com a Regional Sorocaba do Seconci-SP e com o apoio da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), realizou na última sexta-feira (27), uma palestra de conscientização do Novembro Azul.

Ministrada pelo médico urologista e diretor clínico do Seconci-SP, Dr. Paulo Fischer, por meio da plataforma Zoom, o encontro contou com a participação da vice-presidente do Seconci-SP, Maristela Honda, do diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos e do presidente da ACSO, Sérgio Reze.

Durante a apresentação online, o médico urologista explicou sobre as disfunções da próstata, que é uma glândula localizada abaixo da bexiga e que é responsável por 25% dos casos de câncer em homens no país. "O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer no homem. No Brasil, são mais de 60 mil novos casos a cada ano. A ausência de sintomas nas fases iniciais é algo muito perigoso, por isso a importância dos exames preventivos", destacou.

Dr. Paulo Fischer observou que o exame de toque é imprescindível para o diagnóstico, uma vez que de 10% a 20% dos casos não são apontados pelo exame de sangue de PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico). "Quase 50% dos homens brasileiros nunca foram ao urologista. Se detectado precocemente, as chances de cura são de 80% a 95%.

Entre os fatores de risco do câncer de próstata estão a idade – 40% dos tumores que atingem os homens acima de 50 anos, o histórico familiar e raça (O câncer de próstata é mais frequente em homens com ascendência africana e caribenha do que em homens de outras raças), obesidade e alimentação rica em gordura animal.

Segundo o médico, o tratamento do câncer de próstata depende se o tumor está localizado somente na próstata, se envolve órgãos vizinhos ou se há metástase à distância. "Quando o tumor é localizado é possível fazer o acompanhamento regular com consultas e exames. Atualmente é possível fazer a cirurgia de remoção total da próstata (prostatectomia radical) por cirurgia robótica. Essa técnica pode ajudar a recuperar função erétil mais rapidamente. Já o tratamento quando envolve órgãos vizinhos pode ser feito com hormonioterapia e radioterapia", esclareceu Dr. Paulo Fischer.

De acordo com Maristela Honda, o alerta feito pelas entidades serve tanto para os homens quanto para as mulheres, já que elas podem transmitir esses cuidados para seus maridos e filhos. "Vale destacar que metade dos homens que vai ao urologista é incentivada pela esposa", observou Maristela.

Para o diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, a ação de Novembro Azul é muito importante para alertar os homens sobre a necessidade de cuidar da saúde como um todo. "É importante ressaltar que precisamos cuidar da saúde como um todo e desmistificar o câncer de próstata, pois como bem explicou o Dr. Paulo quando este tipo de câncer é diagnosticado precocemente, a possibilidade de cura é de até 95%", ressaltou Syllos.

Já o presidente da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Sérgio Reze, deu um depoimento pessoal de superação de um câncer de próstata. "Passei pelo diagnóstico de câncer de próstata, mas com acompanhamento médico e um tratamento com remédios estou totalmente curado. Faço consultas ao urologista a cada seis meses", observou o empresário.

Encerrando a palestra, Dr. Paulo Fischer sugeriu que os homens elejam o mês de seu aniversário como uma data anual de fazer a consulta ao urologista e cuidar da saúde.

Sobre o CIESP

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne indústrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 10 mil empresas associadas e uma sede central na Avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.

A Regional Sorocaba, que em 2020 comemora 70 anos, foi fundada por um grupo de industriais com o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento da indústria regional. Tornou-se um agente de articulação política, contribuindo para a atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, fomentar a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.
A entidade oferece assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, de comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável (meio ambiente), salas de crédito, rodadas e eventos de negócios, além de diversos convênios e um posto de atendimento do BNDES, realizando também a emissão de Certificado de Origem e Certificação Digital.

A área de atuação da Regional Sorocaba envolve 48 municípios e está dividida em cinco sub-regionais: Apiaí, Itapetininga, Itapeva, Piedade e Tatuí. A sede do CIESP fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260, Alto da Boa Vista. Outras informações pelo telefone (15) 4009-2900 ou pelo site www.ciespsorocaba.com.br.

Sobre o Seconci-SP e Dr. Paulo Fischer

Dr. Paulo Fischer é médico urologista e diretor clinico do Seconci-SP. Atua como médico urologista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e é membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) foi fundado em março de 1964 por um grupo de empresários da construção civil. Tem como missão promover ações de saúde e assistência social, garantindo qualidade de vida aos trabalhadores e seus dependentes. A Unidade de Sorocaba atende colaboradores de mais de 150 empresas contribuintes e dispõe de um corpo clínico especializado em: clínica médica, dermatologia, ginecologia, nutrologia, oftalmologia, ortopedia, odontologia e pediatria. Sempre preocupado em trazer inovações e garantir melhorias no atendimento, o Seconci-SP passou a oferecer aos seus associados um novo serviço: a teleconsulta, disponível nas especialidades de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, psiquiatria e reumatologia.

Além disso, os trabalhadores e seus familiares podem realizar exames clínicos, audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, radiologia e ultrassonografia, tudo no mesmo espaço. A Unidade conta ainda com assessoria em medicina ocupacional e engenharia de segurança, inclusive para empresas de outros setores da economia, com atendimento clínico para emissão de atestados de saúde ocupacional e realização dos Programas de Saúde e Segurança do Trabalho, de acordo com a legislação trabalhista.

Sobre a Associação Comercial
A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio local, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento da cidade. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

Carla Acquaviva | carla@vpocomunicacao.com.br (15) 99760.4004
Sandra Vergili | sandra@vpocomunicacao.com.br / (15) 99773.8572