Imprensa > Release > CIESP SOROCABA PARTICIPOU DE WEBINAR SOBRE APL DO SETOR METALMECÂNICO

CIESP SOROCABA PARTICIPOU DE WEBINAR SOBRE APL DO SETOR METALMECÂNICO02/09/2020

Como objetivo de debater temas relacionados ao Arranjo Produtivo Local (APL) do setor Metalmecânico, o Instituto Federal São Paulo (IFSP), Campus Sorocaba, em parceria com representantes de empresas do setor, promoveu, no dia 26 de agosto, um webinar que contou com a participação do diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, entre outras autoridades. O evento foi moderado pelo professor do IFSP Sorocaba, Benedito Germano de Freitas Costa, que abordou as possibilidades de ampliar a sinergia entre as empresas do APL e a Academia.

Na visão do diretor regional do CIESP Sorocaba e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (CMDES), Erly Domingues de Syllos, o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento industrial sempre caminham juntos. “Historicamente as economias que alcançaram os melhores níveis de renda e de qualidade de vida são as dos países que trilharam o caminho do desenvolvimento industrial e obviamente agora estão pensando também na inovação tecnológica. Por essa razão, o sistema de APL é muito relevante, principalmente agora que estamos saindo de uma crise onde as indústrias do setor Metalmecânico foram muito penalizadas, indústrias essas que foram precursoras nas décadas de 1960 e 1970, quando vieram para Sorocaba. Esse trabalho do APL e a interação com a academia são pontos fundamentais para nosso desenvolvimento.
Sabemos que ainda tem muito a ser feito, mas em comparação com outras cidades estamos bem avançados. Esse tipo de reunião triple hélice, que reúne o poder público, as empresas e a academia, é essencial para o avanço do setor”, observou Syllos, lembrando ainda que todo trabalho que promova um melhor ambiente de negócio para as indústrias é muito bem-vindo.
Para o professor do curso de Processo Metalúrgicos da Fatec Sorocaba, Igor Francisco, a coordenação e o uso inteligente de recursos como: materiais, conhecimento e o tempo pode facilitar o desenvolvimento tecnológico nas empresas. “A sinergia desses recursos pode a gerar redução de custos para as empresas, principalmente num ambiente globalizado como o de hoje. Isso gera um ciclo virtuoso e uma vantagem competitiva para as empresas. Além disso, é muito importante também para a manutenção dos postos de trabalho, pois o setor Metalmecânico é responsável por um terço dos empregos em Sorocaba e hoje são mais de 600 empresas na região. Isso significa que temos um trabalho de extrema relevância para a sociedade também”, ressaltou.

Já o diretor geral da Clarios Brasil, Alex Pacheco, observou que a integração entre a academia e a empresa é importante para o desenvolvimento de projetos. “As instituições de ensino são uma grande fonte nas questões de desenvolvimento e inovação. Outra área de oportunidade é manter a conexão para que aqueles que já se formaram e ingressaram no mercado de trabalho, voltem para as instituições de ensino, seja para aprimorar mais o conhecimento, ou para levar o conhecimento prático da indústria para a academia”, comentou. Pacheco lembrou ainda que as empresas têm laboratórios e podem ser uma fonte de experiência prática para as instituições de ensino. Além disso, ressaltou a responsabilidade do poder público, por meio do APL, de fazer essas conexões.

Na opinião do gerente técnico da empresa Vossloh Brasil, Cláudio Sawczen, os alunos que hoje estão nas universidades são agentes de transformação porque têm conhecimento de novas tecnologias e podem contribuir com as empresas. “É possível criar uma sinergia que gera uma transformação na indústria metalmecânica, promovendo um campo melhor de atuação para os profissionais, para as empresas e para a sociedade como um todo”, destacou.

Segundo o gerente regional do Sebrae Sorocaba, Alexandre Martins, o Sebrae, em parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba, desenvolveu o programa “Be the Boss” (Seja o Chefe), visando uma mudança comportamental dos jovens. “Vejo a nossa região como um grande celeiro para receber grandes desafios da indústria e a criar uma sinergia maior com a universidade. Começamos a inspirar os nossos jovens a empreender e acredito que o setor produtivo, as entidades e as academias de mãos dadas podem fazer um grande trabalho, de modo que a gente possa trazer um desenvolvimento pujante e sustentável para a região metropolitana de Sorocaba”, concluiu.

Encerrando o Webinar, o Conselheiro do CIESP Sorocaba e diretor da Soldatopo Container, Elvio Lorieri, destacou importância de as empresas procurarem participar das entidades de classe e de ensino que disponibilizam cursos e outras ferramentas. “As empresas de um modo geral devem se informar sobre cursos, eventos e orientações oferecidos pelas entidades. Por exemplo, eu faço parte do departamento de Infraestrutura do CIESP, que tem o objetivo de promover a competitividade da indústria nacional, fazendo a articulação em questões estratégicas como os setores de energia, logística, transporte, telecomunicações, saneamento básico, entre outros. Deste modo, temos uma diversidade de entidades e é importante que as empresas busquem essa interação para que a gente possa ter uma evolução, principalmente na Indústria 4.0”, completou.

O Webinar completo pode ser acessado no link https://www.youtube.com/watch?v=ubR6yk019QY. Outras informações sobre o CIESP Sorocaba podem ser acessadas pelo site www.ciespsorocaba.com.br ou pelo telefone (15) 4009-2900.

Carla Acquaviva | carla@vpocomunicacao.com.br (15) 99760.4004
Sandra Vergili | sandra@vpocomunicacao.com.br / (15) 99773.8572