Imprensa > Release > Transformação Digital nos Negócios é tema de palestra no CIESP Sorocaba

Transformação Digital nos Negócios é tema de palestra no CIESP Sorocaba26/11/2019 Evento será realizado no dia 28/11 e faz parte do Empreende Sorocaba, programa que tem como objetivo promover e fortalecer o empreendedorismo em Sorocaba e região

Vivemos em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas. De acordo com a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), em 2019 o Brasil registrou a marca de 420 milhões de aparelhos digitais ativos, incluindo smartphones, notebooks e tablets. Visando levar aos empresários as práticas que fazem as empresas crescer em um ambiente de negócio cada vez mais digital, a Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), irá promover em parceria com a Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) e a Verbo Comunicação, a palestra “Transformação Digital nos Negócios”.

O evento será na próxima quinta-feira (28), a partir das 8h30, e o tema será apresentado pelo publicitário Rodrigo Figueiredo. A palestra faz parte da 6ª edição do Empreende Sorocaba e da Semana Global do Empreendedorismo, promovida pela Rede Global do Empreendedorismo (RGE).

De acordo com Figueiredo, a transformação digital é um tema inerente ao empreendedorismo e ao promover essa palestra o CIESP Sorocaba exerce um papel importante ao levar conteúdo, além de estimular o empreendedorismo. “Hoje há um número cada vez maior de jovens abrindo seus negócios e isso é também em função desta transformação digital no mercado. Quando me associei ao CIESP Sorocaba eu tinha 26 anos de idade e tinha minha empresa há apenas três. Isso mostra que uma instituição como o CIESP está ao alcance de todos os empresários, inclusive daqueles que estão iniciando um negócio. Promover o associativismo também é empreender”, destaca.

Segundo o publicitário, o empreendedorismo tem tido um crescimento considerável no país. “O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo e vem evoluindo a cada dia. Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o número de empreendedores mais que triplicou nos últimos 10 anos. Em 2007, eram 14,6 milhões de empreendedores, e em 2018 este número já passava dos 50 milhões. Parte disso por causa das altas taxas de desemprego devido a crise econômica, mas há também um grande número de pessoas que empreendem porque vislumbram uma oportunidade no mercado”, observa o palestrante.

Em paralelo ao crescimento do empreendedorismo, nossa sociedade vive hoje uma transformação digital causada por um novo perfil de consumidor. “Os consumidores hoje têm bastante acesso à informação e um poder de decisão rápido. Além disso, são mais imediatistas e exigentes, fazendo uso dos meios digitais para compartilhar suas experiências com as marcas. O celular hoje funciona como um grande controle remoto do mercado e da nossa vida em função de ser um aparelho que promove um acesso rápido e barato ao mundo digital”, explica Figueiredo.

O palestrante destaca ainda que a Semana Global de Empreendedorismo tem um papel fundamental na conscientização da sociedade e do poder público sobre a importância do empreendedorismo no desenvolvimento e no crescimento do país. “Somos um dos países em que mais se abrem empresas no mundo, porém dados do Sebrae indicam que uma a cada quatro empresas fecha antes de completar dois anos no mercado. Por essa razão, é importante também lembrar o empreendedor de que ele precisar estar sempre buscando conhecimento e capacitação, além de estar aberto a novas descobertas, pois isso influencia diretamente na qualidade de suas decisões”, conclui Figueiredo.

Sobre o palestrante
Rodrigo Figueiredo é formado em Publicidade pela PUC Campinas, possui diversos cursos pela ESPM e Fundação Dom Cabral. Aos 41 anos, é sócio-diretor da Verbo Comunicação, agência da qual também foi fundador aos 22 anos de idade. Hoje, sua empresa possui mais de 50 colaboradores e é uma das maiores agências de publicidade do interior de São Paulo. Rodrigo também é Conselheiro do CIESP Sorocaba e consultor de marketing na Associação Comercial de Sorocaba (ACSO).

Sobre a Semana Global de Empreendedorismo
A Semana Global de Empreendedorismo foi criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo então presidente da Kauffman Foundation, Carl Schramm, com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. O movimento chegou ao Brasil em 2008 e hoje é o maior movimento do mundo, sendo realizado simultaneamente em mais de 170 países, impactando aproximadamente 10 milhões de pessoas. Nos últimos três anos, a ação mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhão de pessoas, com cerca de 10.000 atividades - o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais.

Sobre o Empreende Sorocaba
Em sua 6ª edição, o Empreende Sorocaba tem como objetivo principal promover e fortalecer o ecossistema de empreendedorismo da cidade de Sorocaba e região, por meio da realização de diversas ações, tais como: palestras, competições, workshops e discussões, com diferentes públicos e temáticas. O programa está ligado à Rede Global do Empreendedorismo (RGE), o maior movimento de empreendedorismo do mundo, que surgiu a partir das comunidades criadas na Semana Global do Empreendedorismo. Outras informações no site www.empreendesorocaba.com.br

Serviço: Palestra “Transformação Digital nos Negócios”.
Data: dia 28 de novembro (quinta-feira).
Horário: das 8h30 às 11h
Local: CIESP Sorocaba
Endereço: Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.260 – Alto da Boa Vista
Inscrições: http://www.ciespsorocaba.com.br/agendas/evento.php?id=694
Informações: (15) 4009-2900 | cursos@ciespsorocaba.com.br
Evento gratuito, vagas limitadas.