Digite seu e-mail para receber nossos informativos:
Imprensa > Release > SESI SOROCABA RECEBE EXILIO, DENTRO DO PROJETO CENA LIVRE 2019

Release

SESI SOROCABA RECEBE EXILIO, DENTRO DO PROJETO CENA LIVRE 201906/11/2019 O espetáculo debate a identidade do ser humano, um ser mutável e pertencente às fronteiras. Entrada gratuita.



São Paulo, novembro de 2019 – O espetáculo Exilio, resultado do processo de criação desenvolvido pela turma do Módulo Múltiplas Linguagens do Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP, o espetáculo discute a identidade do ser humano, um ser mutável e pertencente às fronteiras. A peça acontece nos dias 9, 10, 23 e 24 sábados e domingos de novembro e 14 e 15 sábado e domingo de dezembro, sempre as 20h. Entrada gratuita com ingressos reservados pelo sistema Meu SESI, https://www.sesisp.org.br/meu-sesi.
A promessa da modernidade e da vida só cumpriu seu destino e seu desígnio positivo através do terror e por questões sobre o ódio e violência. Nesse espetáculo, sentimentos e emoções, angústias e dores, alegria e esperança do ser humano estão todos envolvidos. Compreende que a identidade do indivíduo não é fixa, é mutável e vive nas fronteiras, no conflito interno de se posicionar e na escolha de viver ou não.
Inspirado em Aves da Noite, de Hilda Hilst, o espetáculo discute a identidade do ser humano, um ser mutável e pertencente às fronteiras, no conflito interno de se posicionar. Centrando-se na cela da fome, prisioneiros expressam a sua condição migratória, por meio de diálogos que revelam a insensatez da vida humana.
Sob direção de Junior Mosko, orientador de Artes Cênicas do SESI-SP, a peça está dentro da programação do Cena Livre, temporada de espetáculos dos NACs que traz, este ano, o tema Movimentos Migratórios.

Ficha Técnica
Dramaturgo: João Henrique da Silva | Elenco: Adriano Pereira, Bárbara Brito, Matheus Felipe Ribeiro Santos, Madalena Angélica, Marcia Capettini R Silva, Zeni Brandão, Leila Souza, Zurdo Souza, Everson Rogerio, Ariadne Loura, Galeno Candido, João Carlos e Maria Madalena da Silva | Iluminação: Claudinei de Jesus Rosa | Fotos: De Cola Wilson | Direção: Junior Mosko | Realização: NAC Sorocaba

A Temática
Os temas do Cena Livre são definidos em comum acordo entre os Orientadores de Artes Cênicas e a equipe técnica de Artes Cênicas do SESI-SP. No processo de criação, eles discutem desde o universo da dramaturgia até o próprio contexto social dos alunos e como eles se relacionam com o mundo.
Nesta edição de 2019, o tema Movimentos Migratórios tem como ponto de partida as obras dramatúrgicas da literatura em constante movimento, em busca da descoberta do seu território. São trazidos para o palco textos com ênfase na dramaturgia brasileira, moderna e contemporânea como as obras de Matéi Visniec, Glória de Oliveira, Aglaja Veteranyi, Leia Slimani, Anders Lustgarten’s, Arthur Miller, Curt Nimuendaju, Bertolt Brecht, Luís Alberto Abreu, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto, Hilda Hilst e Lyman Frank Baum.
“O Cena Livre proporciona, através dos temas que são anualmente escolhidos, a reflexão sobre o momento presente, sobre a sociedade e valores que nos cercam. Esse ano, serve como um disparador de questões ou uma lupa, que amplia o que até então estava escondido ou adormecido. E nesse sentido, todo o processo é uma maneira de nos tornarmos mais lúcidos e conscientes, não apenas da linguagem do teatro e da representação cênica, mas também da temática”, reflete Miriam Rinaldi, Supervisora de Programas Culturais do SESI-SP, sobre o processo criativo do Cena Livre.
Para conferir toda a programação, acesse aqui.

Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP
Com 32 anos de existência, o Núcleo de Artes Cênicas é um dos mais expressivos programas de formação em cultura do SESI-SP. Atende mais de 6 mil alunos por ano, atuando na promoção de qualidade de vida em cursos para adultos, na orientação de jovens estudantes de teatro e na expansão da criatividade infantil por meio da vivência teatral. São 20 unidades, espalhadas em 18 cidades em todo Estado – A.E Carvalho, Vila Leopoldina e Vila das Mercês; Grande São Paulo: Mauá, Osasco, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo; litoral: Santos. Interior: Araraquara, Birigui, Campinas, Franca, Itapetininga, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.
O Múltiplas Linguagens, curso anual do Núcleo de Artes Cênicas propõe um afundamento na linguagem teatral a partir do estudo de diferentes técnicas e processo de montagem. Ao longo do ano, o aluno é preparado para construir enredos e personagens, idealizar figurinos e cenários, bem como planejar toda a produção dos espetáculos.



SERVIÇO
Local: Teatro do SESI Sorocaba Rua Duque de Caxias 494
AVCB: 256225) - validade: (18/09/2021 )
Alvará: 0060/2018 valido até 08/03/2019
Datas e horários: , 10, 23 e 24 de novembro e 14 e 15 de dezembro, às 20h.
Capacidade: 40 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 18 anos
Modalidade: Adulto
Gênero: Drama
Informações:15 3388 0420/19/50
Site: Sorocaba.sesisp.org.br
Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos 01 hora antes do início do espetáculo.
_______________________________________________________________

SESI-SP Cultura www.sesisp.org.br/cultura
Jornalistas: Arlete Rodrigues Vasconcelos, Emanuel Galdino e Karina Costa
Apoio de Atendimento: Stefany Cardoso, Jacqueline Magnani e Bárbara Contiero
comunicacao@sesisp.org.br
(11) 3146-7411/ 7385/ 8660/ 7381/ 7683