Digite seu e-mail para receber nossos informativos:
Imprensa > Release > Primeiro APL de energias renováveis do País será lançado no Ciesp Sorocaba, na próxima segunda-feira (17)

Release

Primeiro APL de energias renováveis do País será lançado no Ciesp Sorocaba, na próxima segunda-feira (17)14/12/2018 Arranjo Produtivo contará com participação de universidades públicas, órgãos do governo e diversas multinacionais do setor

Na próxima segunda-feira (17) será formalizado o primeiro Arranjo Produtivo Local (APL) de energias eólica e solar do País. O evento será realizado a partir das 14h, na sede da Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que fica na Avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, nº 3260, no Alto da Boa Vista.

A ação é uma iniciativa da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) em parceria com o MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), com a Secretaria de Energia e Mineração de São Paulo, a Câmara dos Deputados e o Ciesp Sorocaba.

A primeira reunião multisetorial para incentivar as energias renováveis aconteceu em abril de 2016, na sede da Investe São Paulo, quando o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, e o deputado federal Vitor Lippi reuniram as principais empresas e instituições da região

De acordo com o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, mais de 25 empresas farão parte do APL de Energias Renováveis de Sorocaba e Região. “A nossa região é um dos principais polos empresariais dos setores de energia eólica e solar, além de abrigar toda uma cadeia produtiva de componentes. Várias empresas líderes do setor estão participando deste APL, como Canadian, uma das maiores do mundo na produção de painéis fotovoltaicos, a Wobben Windpower, que produz componentes e aerogeradores, e a Tecsis fabricante de pás eólicas, ambas do setor de energia eólica, assim como a Prysmian que produz cabos e a ABB, fabricante de componentes e sistemas”, explica Syllos.

Além das companhias privadas, o APL deve reunir também governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa para reforçar a articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre todos, visando à geração de empregos e o aproveitamento da crescente demanda por energias renováveis.

Incentivo ao setor

O Governo do Estado de São Paulo publicou, em agosto de 2015, dois decretos que incentivam a produção de energia elétrica por micro e minigeradores e de peças para os setores de energia solar e eólica. O decreto no. 61.439/2015 concede isenção de ICMS sobre a energia elétrica fornecida para microgeradores e minigeradores na quantidade correspondente à energia elétrica injetada na rede de distribuição. Já o decreto no. 61.440/2015 concede isenção do ICMS para a produção de equipamentos destinados a geração de energia eólica e solar.

As inscrições para o lançamento do Arranjo Produtivo Local (APL) de energias eólica e solar podem ser feitas pelo site http://www.ciespsorocaba.com.br/agendas/evento.php?id=615. Informações pelo telefone (15) 4009-2900 ou pelo email cursos@ciespsorocaba.com.br.

Serviço: Lançamento do Arranjo Produtivo Local (APL) de energias eólica e solar
Data: 17/12/18 (segunda-feira)
Local: CIESP Sorocaba
Endereço: Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3260 - Alto da Boa Vista
Horário: das 14h às 17h30
Inscrições: www.ciespsorocaba.com.br/agendas/evento.php?id=615.
Evento Gratuito, vagas limitadas.


Assessoria de Imprensa do Ciesp Sorocaba
Vergili Press Office Comunicação Integrada
Carla Acquaviva – carla@vpocomunicacao.com.br
Whatsapp (15) 99760.4004/ (15) 3033.1404