Notícias > Contribuio da indstria de Sorocaba para a criao de empregos formais Contribuio da indstria de Sorocaba para a criao de empregos formais
28/06/2022


Rafael Cervone*

Em abril, o parque industrial sob a jurisdio da Diretoria Regional do CIESP de Sorocaba apresentou saldo positivo de 78 empregos formais, significando aumento de 0,07% em relao ao ms anterior. As fbricas da regio, no encerramento do perodo, empregavam 117.529 pessoas.
o que demonstrou estudo do CIESP e da FIESP, com base em estatsticas do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). No Brasil, o saldo lquido de vagas formais em abril foi de 196.966. Deste total, a indstria de transformao colaborou com 22,5 mil postos de trabalho. No quadrimestre, o Pas acumula 770,5 mil. So Paulo foi a unidade federativa que mais contribuiu para o resultado no ms, com 53,8 mil empregos, sendo 11,8 mil no parque fabril. O saldo positivo paulista acumulado no ano de 218,2 mil.
Os dados referentes manufatura paulista e nacional reforam a relevncia do setor, bem como a necessidade de seu fortalecimento e de um ganho exponencial de sua competitividade, para que possamos criar cada vez mais empregos, oferecer amplas oportunidades de incluso socioeconmica e proporcionar vida de melhor qualidade aos brasileiros. Por isso, temos defendido vigorosamente uma poltica industrial com planejamento e previsibilidade, ancorada por pesquisa e desenvolvimento e que abranja linhas especiais de crdito, incentivos regionais produo e sistema tributrio indutor de investimentos.
Neste momento em que estamos superando a pandemia, o cenrio ainda instvel. Mais do que nunca, como j esto fazendo numerosas naes, o Brasil precisa reposicionar a indstria como protagonista da retomada mais vigorosa do crescimento econmico. Os nmeros referentes aos empregos gerados pelo setor na regio, no Estado e no Pas mostram o quanto o cho de fbrica capaz de enfrentar e vencer esse desafio.
*Rafael Cervone, engenheiro e empresrio, o presidente do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (CIESP).