Notícias > CIESP: juro alto estratgia equivocada e irresponsvel CIESP: juro alto estratgia equivocada e irresponsvel
17/06/2022
Copom est prescrevendo um remdio txico para a economia e ineficaz contra inflao provocada por baixa oferta, afirma o empresrio Rafael Cervone, presidente do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (CIESP)


A Selic exagerada, no presente cenrio de dificuldades, representa uma estratgia monetria irresponsvel perante a populao brasileira, cuja prioridade a criao de empregos, o aumento dos investimentos e a retomada do crescimento econmico. Afirmao de Rafael Cervone, presidente do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (CIESP) e 1 vice-presidente da Federao das Indstrias do Estado de So Paulo (FIESP), ao analisar o anncio do Copom, feito nesta quarta-feira (15/06), de aumento de 0,5 ponto percentual da taxa Selic, a qual foi elevada para o patamar de 13,25% ao ano.

Para Cervone, o problema ainda mais grave se considerado o fato de que a escalada dos juros desde 2021 no est contendo a inflao, pois esta relaciona-se atualmente ao fenmeno de desarticulao de oferta de bens. Ademais, na oferta de crdito j se percebem os impactos desse forte aperto monetrio, como o caso da concesso de emprstimo pessoal e do financiamento imobilirio. Refletindo essa ao descabida da poltica monetria, as expectativas para a atividade econmica no segundo semestre e para 2023 no so positivas. Pelo contrrio, as expectativas so de um crescimento do PIB em 2022 prximo a 1,5% e, para o prximo ano, as projees apontam um avano de apenas 0,8%, pondera Cervone.

Para a indstria de transformao, o cenrio ainda mais desafiador, pois, alm de j enfrentar questes relativas aos problemas de oferta de insumos e custos elevados, precisa lidar com esse substancial aperto monetrio, o qual afeta os canais de crdito, fundamentais dinmica do setor. Sempre importante destacar: os efeitos negativos do aumento da taxa de juros sobre a manufatura so mais expressivos do que para a economia como um todo.

O cenrio de lentido do crescimento dever manter o desemprego em patamar bastante elevado ao longo deste ano e do prximo, argumenta o presidente do CIESP, ressaltando: Isso pssimo para um pas com cerca de 11 milhes de desempregados, que j vinha exibindo baixo crescimento antes da pandemia e que precisa conquistar aumento expressivo do PIB para reverter a preocupante expanso do contingente de habitantes abaixo da linha da misria, conclui o presidente do CIESP.

Sobre o Ciesp: entidade fundada em 1928 e que hoje representa cerca de 8 mil indstrias do Estado de So Paulo.


Informaes para a imprensa:
Vergili Press Office Comunicao Integrada
Diretora executiva:
Carla Acquaviva - (15) 99760.4004
www.vpocomunicacacao.com.br