Notícias > Planto do CIESP/FIESP esclarece dvidas sobre obrigaes ambientais Planto do CIESP/FIESP esclarece dvidas sobre obrigaes ambientais
26/04/2022


Na prxima quinta-feira, 28/04, das 14h s 16h, a Regional Sorocaba do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (CIESP) participar do planto ambiental promovido pela FIESP/CIESP. O planto on-line e voltado para os representantes dos sindicatos filiados FIESP e das indstrias associadas ao CIESP.

De acordo com a especialista em Meio Ambiente do Departamento de Desenvolvimento Sustentvel (DDS) da FIESP, Liv Nakashima Costa, as dvidas sero esclarecidas por especialistas das entidades. Pretendemos esclarecer principalmente questes referentes logstica reversa, licenciamento ambiental, recursos hdricos e outras pautas relacionadas s obrigaes ambientais, observa.

A especialista destaca ainda que uma das dvidas mais frequentes entre os associados a respeito dos custos de licenciamento ambiental e emisso de documentos pela Cestesb. A FIESP e o CIESP contam com liminares judiciais que protegem contra o aumento das taxas de emisso de licenas, entre outros documentos. Desta forma, os valores cobrados para emisso de licena para os nossos associados e filiados diferente dos valores cobrados ao pblico em geral, especialmente no que se refere renovao de licena de operao, devido a uma deciso judicial que impede a aplicao do Decreto 62.973, de 2017, aos nossos associados e filiados, explica.

Liv ressalta que em alguns casos as empresas podem ter valores a serem restitudos. Durante o planto ser possvel esclarecer quais so os principais casos em que no se aplicam esse aumento de cobrana para que as empresas fiquem atentas e possam pedir reviso ou at mesmo restituio de valores que eventualmente tenham sido pagos indevidamente, conclui.

Para participar do planto ambiental necessrio fazer inscrio no site do CIESP. Outras informaes pelo telefone (15) 4009-2900.

Sobre o CIESP
O Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (CIESP) uma entidade civil sem fins lucrativos que rene indstrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 10 mil empresas associadas e uma sede central na Avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma slida estrutura a servio dos interesses do setor.

A Regional Sorocaba, que em 2020 completou 70 anos, foi fundada por um grupo de industriais com o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento da indstria regional. Tornou-se um agente de articulao poltica, contribuindo para a atrao de novos investimentos para a regio, alm de prestar servios, fomentar a gerao de negcios e desenvolver estudos e pesquisas.

A rea de atuao da Regional Sorocaba envolve 48 municpios e est dividida em cinco sub-regionais: Apia, Itapetininga, Itapeva, Piedade e Tatu. A sede do CIESP fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260, Alto da Boa Vista. Outras informaes pelo telefone (15) 4009-2900 ou pelo site www.ciespsorocaba.com.br.

Informaes para a imprensa:
Vergili Press Office Comunicao Integrada
Diretora executiva:
Carla Acquaviva - (15) 99760.4004
www.vpocomunicacacao.com.br