Imprensa > Release > CIESP SOROCABA ESTEVE PRESENTE NO FECHAMENTO DA 11ª SEMANA FIESP-CIESP DE MEIO AMBIENTE

CIESP SOROCABA ESTEVE PRESENTE NO FECHAMENTO DA 11ª SEMANA FIESP-CIESP DE MEIO AMBIENTE05/06/2009

Um grupo de associados da Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp Sorocaba) compareceu ontem, 04 de junho, ao fechamento da 11ª Semana Fiesp-Ciesp de Meio Ambiente, realizada na sede da Fiesp, em São Paulo.

Durante a primeira mesa redonda do evento, que teve como tema Os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo, empresários e representantes do governo paulista tiveram um discurso unânime sobre o cumprimento de agendas ambientais e a importância de pautar suas ações pelo desenvolvimento sustentável.

Segundo o deputado estadual Chico Sardelli (PV-SP), presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de São Paulo, a preocupação com as questões ambientais era tida como modismo até algum tempo atrás. Mas hoje é uma discussão que se faz necessária. Temos pautado nossas ações pela responsabilidade ambiental, disse o deputado.

O deputado estadual Edson Giriboni (PV-SP) afirmou que a sociedade acordou da visão distorcida que colocava o setor produtivo como vilão da preservação ambiental.

Regional Sorocaba apontou soluções aos problemas enfrentados pela indústria paulista na área ambiental

Na segunda parte do evento, durante a mesa redonda O Estado de São Paulo que queremos - desafios e oportunidades sócio-ambientais da indústria os diretores, gerentes e coordenadores das Diretorias Regionais (Drs) de Sorocaba, Campinas, Bauru, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Cubatão e São Paulo relataram os eventos de meio ambiente macrorregionais ocorridos desde abril em cada DR.

Durante os debates, foram apontados os gargalos políticos, econômicos, educacionais e demais problemas que dificultam o setor industrial optar pela sustentabilidade. O Ciesp Sorocaba, representado pelo coordenador do Departamento de Meio Ambiente, Paulo Mendonça, obteve destaque com relação às demais regionais por não mostrar apenas as necessidades da região, mas também sugestões de solução para essas dificuldades.

Um dos problemas regionais levantados por Mendonça é a falta de informações sobre a existência de linhas de crédito e incentivos fiscais ligados à área ambiental e de sustentabilidade. Uma possível saída seria realizar um evento apresentando os agentes financiadores, públicos e privados, e as condições de suas linhas de crédito de financiamento, sugeriu o coordenador.

Ao final, o documento O Estado de São Paulo que queremos resumiu todas as carências regionais e reuniu diversas sugestões em prol do meio ambiente, para ser enviado ao governo do Estado. Se o governo quer que o setor industrial cresça, ele precisa ajudar o segmento a resolver essas questões, disse Mendonça.