Digite seu e-mail para receber nossos informativos:
Imprensa > Release > Mudanças da ISO 14.001 são abordadas em evento no Ciesp Sorocaba

Release

Mudanças da ISO 14.001 são abordadas em evento no Ciesp Sorocaba02/06/2016 Palestra apresentou também a ferramenta para gerenciamento das obrigações ambientais

Ter uma gestão ambiental que elimina desperdícios e reaproveita recursos para favorecer a melhoria contínua da qualidade ambiental, é essencial para uma organização que visa ser mais competitiva e fortalecida no ramo em que atua. Para abordar os aspectos ambientais, mudanças na ISO 14.001 e Sistema de Gerenciamento de Obrigações Ambientais, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional Sorocaba, por meio de seu Departamento de Meio Ambiente, realizou no dia 24 de maio o Seminário Gestão das Obrigações Ambientais – ISO 14.001 e Monitore – Sistema de Gerenciamento de Obrigações Ambientais.

O evento reuniu profissionais das áreas de meio ambiente e áreas correlatas de empresas da região em uma palestra com a engenheira do Departamento de Meio Ambiente do Ciesp, Priscila Freire Rocha, que abordou como se adequar aos aspectos das mudanças a aplicação da ISO 14.001, que aconteceram em 2015.

De acordo com a engenheira, a ISO 14.001 é uma certificação de gestão ambiental que auxilia uma organização no desenvolvimento e implementação de políticas e metas de melhoria ambientais. “A norma é uma ferramenta que direciona o gerenciamento de aspectos ambientais, como a geração de resíduos e emissões atmosféricas, permitindo a identificação de seus impactos, bem como a priorização de seu controle e monitoramento”, explica Priscila Rocha. Ainda de acordo com a palestrante, mais de 70 países fazem participaram do processo de revisão da norma.

Conforme explica Priscila, as principais alterações da norma são as citadas abaixo:

Contexto da Organização: Trata-se de entender a organização e seu contexto – fatores internos e externos que possam influenciar a capacidade de atingir os resultados desejados. Proporciona um link maior do Sistema de Gestão Integrado com a estratégia da organização.

Liderança: Traz responsabilidades específicas para a alta direção estabelecer o link entre o estratégico e o operacional, fortalecer a integração da gestão ambiental aos processos da organização.

Compromissos da Política Ambiental: Visa a proteção do meio ambiente. Engloba além da prevenção, à poluição, o uso sustentável de recursos, mitigação e adaptação à mudança do clima, proteção da biodiversidade, etc.

Planejamento: Ações para endereçar riscos e oportunidades;
Determinar riscos e oportunidades relacionados aos aspectos ambientais, obrigações de cumprimento, entre outros



Operação: Maior ênfase para a gestão de mudanças planejadas ou não planejadas. Melhoria: Houve um fortalecimento do desempenho ambiental da organização, por meio da melhoria continua do Sistema de Gestão Ambiental.

Como promover a melhoria: monitoramento, mediação, análise e avaliação; auditoria interna; melhoria contínua da adequação, suficiência e eficácia do SGA.

Prevenção como elemento central: Na estrutura da norma, não há mais um item específico sobre ações preventivas

Sistema Monitore

Durante o evento foi apresentado pela equipe do Ciesp e Fiesp o Sistema Monitore, ferramenta criada pelas duas entidades, exclusiva para associados, para fazer o gerenciamento das obrigações ambientais. Trata-se de uma plataforma digital que permite o controle das inúmeras demandas legais aplicáveis às indústrias. “Essa ferramenta surgiu em função do expressivo número de obrigações ambientais aplicáveis ao setor, pela diversidade de órgãos que as regulam, bem como as datas de vencimento não coincidentes. Todos estes fatores somados dificultam o gerenciamento no dia a dia das empresas”, explica Priscila.

Para a Diretora Adjunta Estadual e Coordenadora do Departamento de Meio Ambiente do Ciesp Sorocaba, Márcia Serra, a plataforma auxilia os associados a acompanhar as obrigações ambientais e estar em dia com todas elas.

Para obter mais informações sobre os serviços do Ciesp Sorocaba acesse www.ciespsorocaba.com.br ou (15) 4009-2900. O Ciesp Sorocaba fica na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3.260 – Alto da Boa Vista.



Informações para a imprensa:

Press Office Comunicação Integrada

Carla Acquaviva – Diretora Executiva | Tel: (15) 3212-4004 / 99760-4004

Atendimento: Milene Góes | Cel: (15) 99101-1097

redacao@pressoffice.com.br | www.pressoffice.com.br