Digite seu e-mail para receber nossos informativos:
Imprensa > Release > Seminário discute Licenciamento Ambiental na Região Metropolitana

Release

Seminário discute Licenciamento Ambiental na Região Metropolitana14/09/2015 Serão abordadas questões sobre regulamentação nos órgãos ambientais e competências legais

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional Sorocaba, por meio de seu Departamento de Meio Ambiente, realiza no dia 16 de setembro, às 8h30 o Seminário "Licenciamento Ambiental – Competências Legais e Região Metropolitana", que tem o objetivo de apresentar as competências legais e aspectos jurídicos para as cidades que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba. O evento é destinado a todas as pessoas que desenvolvem o tema na região.
A palestra será ministrada por Eleusa Maria da Silva, que é Membro Titular do Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Sorocaba e Médio Tietê onde está na Coordenação da Câmara Técnica da Cobrança pelo Uso da Água e é Membro Titular do Conselho Gestor da APA de Itupararanga.
Eleusa vai abordar com os participantes decisões judiciais recentes e demonstrar através de mapas e infográficos as competências territoriais decorrentes das competências legais sobre licenciamento ambiental, com foco na regulamentação nos órgãos ambientais e dos fóruns deliberativos da Região Metropolitana.
Segundo a coordenadora do Departamento de Meio Ambiente do Ciesp Sorocaba e Diretora Adjunta Estadual do Departamento de Meio Ambiente do Ciesp, Márcia Serra, é necessário que as indústrias estejam em dia com o licenciamento ambiental, já que sua ausência as torna sujeitas às sanções legais, que vão desde advertência à paralisação das atividades e aplicação de multas. "A licença ambiental faz com que as empresas conheçam seus direitos e obrigações, possibilitando assim a mitigação de eventuais conflitos. Além disso, a conformidade legal favorece a inserção das empresas na cadeia produtiva, a certificação de produtos, a obtenção de financiamentos, entre outros", explica Márcia.
Segundo a Gerente Regional do Ciesp Sorocaba, Eva Paulino, a entidade busca levar em seus eventos assuntos atualizados e que envolvem toda a região. "Com as questões que envolvem aspectos sobre meio ambiente, como legislações, cumprimento de normas e preservação ambiental, o Ciesp procura orientar as pessoas e os associados com atividades de competência regional e nacional", explica Eva.
O evento é gratuito e os interessados devem se inscrever pelo site www.ciespsorocaba.com.br. Outras informações pelo telefone (15) 4009-2900. O Ciesp Sorocaba fica na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3.260 – Alto da Boa Vista.

Sobre a palestrante

Eleusa Maria da Silva é Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Itu, Pós graduada em Gestão ao Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho pelo Senac – Sorocaba e Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental pela Universidade Federal São Carlos. É professora de Economia no curso Técnico de Contabilidade e de Direito e Organização de Técnica Comercial. É Presidente da Comissão de Meio Ambiente da 235ª Subseção Mairinque e Alumínio da OAB-SP. É Membro Titular do Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Sorocaba e Médio Tietê, onde está na Coordenação da Câmara Técnica da Cobrança pelo Uso da Água e Titular do Conselho Gestor da APA de Itupararanga.

Serviço: 14/09/2015
O que: Seminário "Licenciamento Ambiental – Competências Legais e Região Metropolitana"
Quando: 16 de setembro (quarta-feira)
Horário: das 8h30 às 11h30
Onde: Ciesp Sorocaba
Endereço: na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3.260 – Alto da Boa Vista.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Ciesp
Press Office Comunicação Integrada
Carla Acquaviva – Diretora Executiva
Tel.: (15) 3212-4004 / (15) 99760-4004
Atendimento: Milene Góes
Cel.: (15) 98811-6612
redacao@pressoffice.com.br | www.pressoffice.com.br