Digite seu e-mail para receber nossos informativos:
Imprensa > Release > Ação Regional

Release

Ação Regional09/03/2009 Ciesp Sorocaba terá o primeiro posto municipalizado da Cetesb



Novo serviço foi anunciado na sexta-feira (6), durante Fórum Ciesp de Meio Ambiente realizado no Sesi da cidade

A Regional do Ciesp deve iniciar nesta segunda-feira, preparativos para instalação de um Posto Cetesb, para orientação técnica das empresas sobre processos de licenciamento ambiental. O novo serviço, primeiro na rede Ciesp, contará com apoio da Secretaria do Meio Ambiente, dentro do plano de municipalização do órgão ambiental.

Como entidade cidadã, o Ciesp está ciente do seu papel de protagonista na defesa do equilíbrio e da sustentabilidade ambiental, discursou Mario Hirosi, diretor do Departamento de Meio Ambiente (DMA), durante o I Fórum Ciesp de Meio Ambiente, realizado na última sexta-feira (6), no Sesi sorocabano.

Estamos propondo uma nova relação com o setor produtivo, processo que já mostrou muitos avanços na região, afirmou Richard Ouno, assessor da Diretoria do Cetesb em São Paulo, presente ao fórum, ao lado da secretária Jussara Carvalho, representantes de quatro universidades locais e ainda da Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros.

Os debates, com várias intervenções dos mais de 200 participantes, giraram em torno do projeto do Submarino Nuclear de Aramar (Iperó, SP), ações e programas ambientais do poder público municipal e a recuperação do Rio Sorocaba, além do excessivo uso de embalagens na indústria.

Semana de Meio Ambiente

Outros fóruns, como o ocorrido em Sorocaba, deverão repetir-se ainda em Bauru, Campinas, Cubatão, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e na Grande São Paulo. No dia 4 de junho, durante a 11ª Semana do Meio Ambiente, os pontos extraídos desses debates serão consolidados num único pleito a ser encaminhado ao governo Serra.

Estão sendo tratados temas nas áreas de Tecnologia e capacitação em gestão ambiental, regulatório e de licenciamento ambiental, financiamento e projetos socioambientais, explicou Paulo Dallari, diretor do DMA e um dos debatedores da mesa. O pano de fundo da Semana já está definido: O estado de São Paulo que queremos.