Imprensa > Release > Em reunião Plenária Ciesp Sorocaba debate parceria das empresas nacionais com as alemãs

Em reunião Plenária Ciesp Sorocaba debate parceria das empresas nacionais com as alemãs10/10/2012 Com tema “Inovar para conquistar mercados” Wilson Bricio e Sofhia Elise Harbs ministraram palestras aos associados da entidade.

No último dia 25, o Ciesp Sorocaba, realizou a reunião Plenária com o tema “Inovar para conquistar mercados” na sede da entidade. O evento foi a continuação do projeto lançado em abril desse ano na ZF do Brasil, onde o principal objetivo é fomentar a parceria de negócios entre as empresas locais com às da Alemanha.

Wilson Bricio, que é presidente da ZF América do Sul e vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, defendeu a competência alemã na área de inovação. “O aumento do poder aquisitivo da população brasileira nos últimos anos vem acompanhado de um expressivo aumento de custos. Se não formos competitivos não protegeremos o nosso mercado e para isso precisamos inovar. A experiência da Alemanha com inovação contribui para que parcerias entre as empresas da região e o empresariado alemão possam ser muito promissoras.”, declarou Bricio.

Já a Diretora do Departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Sofhia Elise Harbs, apresentou a estrutura e atividades da Câmara de Comércio na área de inovação e também expôs fatos e dados sobre a importância da inovação para o aumento da competitividade da indústria brasileira. “A proposta do novo Departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha, é não somente divulgar o caráter inovador das empresas alemãs, mas, acima de tudo, oferecer informações e contatos que ofereçam suporte bem como incentivem a inovação nas empresas instaladas no Brasil. Vários são os benefícios oriundos da parceria entre o Departamento de Inovação e Tecnologia Brasil-Alemanha e o CIESP Sorocaba, dentre os quais destaco: o aumento de visibilidade para a região e para as empresas locais e como conseqüência deste, a atração de potenciais parcerias e investimentos”, observou Sofhia.

Além da formalização da parceria entre ambas as entidades, na plenária foi apresentado o novo departamento do Ciesp, o Departamento de Relações Humanas, que ficou sob responsabilidade do Gerente de RH da Wobben, Fernando Scapol. O novo departamento será criado para ajudar e incentivar que as empresas associadas adquiram um padrão comportamental que permita uma maior consistência de posicionamento diante das situações típicas enfrentadas pelas empresas.

O diretor do CIESP Sorocaba, Antonio Roberto Beldi, salientou a importância da Plenária. “Hoje é um dia muito importante, a oportunidade vem no momento que a cidade cresce cerca de 10%. Com a chegada da Toyota e esta oportunidade também de conhecimento entre a Câmara Comércio Brasil- Alemanha é de muito valor para nossos associados. E com o novo departamento conseguiremos ajudar as empresas tornarem Sorocaba uma cidade mais humana.”, colocou Antonio Beldi.

Para Élvio Lorieri, da Soldatopo, essa e uma excelente parceria. “Esse conhecimento que vem de fora é importante para agregar valor a nossa produção. O fato do colaborador poder conhecer como é feito a fabricação/inovação na Alemanha e poder trazer esse conhecimento para o Brasil é muito rico”, comentou.

Na finalização do evento, foi assinado o acordo de parceria entre o Ciesp e a Câmara. Houve ainda a diplomação dos novos associados. Outras informações sobre o CIESP Sorocaba no site: www.ciespsorocaba.com.br ou pelo telefone (15) 4009-2900.