Imprensa > Release > Seminários promovidos pelo CIESP debatem questões sobre a reutilização da água

Seminários promovidos pelo CIESP debatem questões sobre a reutilização da água24/09/2012 “Além dos debates, durante evento também aconteceu a divulgação da 8º Edição do Prêmio de Conservação e Reúso da Água”.

Na última quarta-feira, 12, a série de Seminários “Reúso da Água e Efluentes Industriais”, promovida pelo Ciesp / Fiesp (Centro e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) movimentou debates sobre a questão na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS). Com temas como medidas de reutilização da água, palestrantes mostraram iniciativas que podem viabilizar economia e rentabilidade. Além da exposição sobre a temática, foram apresentadas também explicações sobre a 8º Edição do Prêmio de Conservação e Reúso da Água.

Márcia Serra, diretora adjunta estadual de Meio Ambiente, representando o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Antônio Roberto Beldi, abriu o evento destacando a importância da discussão para a região. A primeira palestrante do dia, Anícia Pio, gerente de meio ambiente do CIESP, ressaltou a importância dos Fóruns e Seminários sobre discussões ambientais relacionados à água. Destacou ainda que a gestão de logísticas dentro das organizações, focando a reestruturação do uso da água são primordiais para se obterem bons resultados. “As pequenas ações, principalmente naquelas áreas que não interferem no processo de produção, é o primeiro passo que os gerentes de meio ambiente devem realizar. Essas ações apesar de terem baixos investimentos trazem resultados. A partir daí é possível começar alavancar outras ações.”, comentou Pio.

Renato Silva, representando o DAEE Sorocaba, exemplificou aos participantes os processos de outorga para concessões da utilização das águas. Já Walter Mattos, representando a Dana Indústrias, apresentou ações da empresa que auxiliaram na redução dos gastos e geraram deste modo economia para a organização. Os dados foram apresentados em um case que concorreu a 3º Edição do Prêmio de Conservação e Reúso da Água, em 2007.

O também diretor adjunto de Meio Ambiente, Francisco Além, observou que a premiação oferecida pela Fiesp e Ciesp tem por objetivo incentivar as empresas repensarem a questão. “Este programa é muito interessante porque a água não pode mais ser desprezada, como uma coisa em abundância que nunca mais vai acabar. Este prêmio é um incentivo para que as indústrias participem e façam seus trabalhos e passem a reutilizar a água.”, destacou Francisco.

Já o Técnico Ambiental da Wobben Windpower, Trantine Gurris Martine, salientou, durante o próprio evento, o interesse de participar da premiação. “A nossa empresa já trabalha com uma política de aproveitamento da água da chuva, com essa iniciativa que já tem rendido resultados pretendemos concorrer ao prêmio. Mas a ideia é que consigamos expandir este tipo de conceito ainda para outras iniciativas”, comentou Trantine.

Outros participantes do seminário também saíram satisfeitos das palestras, como Bianca Marcuz, coordenadora de departamento de água e esgoto da Prefeitura de Jumirim. “A partir dos conteúdos apreendidos hoje, pretendo levar essas iniciativas para dentro do trabalho da prefeitura e também transpor esses conhecimentos aos nossos funcionários. Além de incentivar as empresas sediadas em nossa cidade a tomarem as mesmas medidas”, ressaltou Bianca.

Além dos diretores e gerentes do Ciesp, bem como do representante do DAEE Sorocaba e da Dana Indústrias, cerca de 100 pessoas de diferentes empresas, estudantes e personalidades também participaram da ação. O evento contou ainda com a presença de Marcos Carneiro, diretor da FACENS e coordenador do departamento de tecnologia do CIESP Sorocaba.

Prêmio Conservação e Reúso da água

A etapa regional classificatória do Prêmio de Conservação e Reúso de Água vai selecionar, até dezembro deste ano, pelo menos três projetos que estarão automaticamente classificados para a etapa estadual que acontecerá em janeiro de 2013. As empresas interessadas podem se inscrever pelo site: www.fiesp.com.br/premioagua.