Digite seu e-mail para receber nossos informativos:
Imprensa > Release > Ciesp Sorocaba promoveu 1º encontro técnico sobre utilização de água no setor Industrial

Release

Ciesp Sorocaba promoveu 1º encontro técnico sobre utilização de água no setor Industrial12/04/2012 O reúso de água foi o tema abordado no evento realizado com apoio da Work Industrial na Faculdade de Engenharia de Sorocaba ( Facens)



Cerca de 80 pessoas participaram do 1º encontro técnico sobre utilização de água no setor industrial realizado no dia 29 de março pelo Ciesp Sorocaba em parceria com a Work Industrial. A abertura do evento foi feita pelo diretor da Facens, Marcos Carneiro da Silva, e pela diretora estadual adjunta de Meio Ambiente do Ciesp, Marcia Serra. “Queremos conscientizar a indústria sobre a importância do reúso de água, que além de evitar o desperdício, resulta em mais economia para a empresa”, disse. A mesma afirmação foi feita pelo assessor de meio ambiente da presidência da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Marcelo Morgado, que abriu a programação de palestras. “Quando você aplica o reúso da água, você evita a captação do recurso em um manancial, represa ou rio. É importante poupar esse bem natural, faz todo sentido econômico e ambiental”, diz.
O evento apresentou tecnologias disponíveis para o reúso. O tema despertou o interesse dos participantes que ao final da programação debateram o assunto com os palestrantes.“A intenção é conscientizar o público industrial sobre essas tecnologias para que trabalhem reduzindo custos e melhorando a performance dos seus sistemas industriais”, explica a diretora comercial da Work Industrial, Silvia Uemura. A segunda palestra foi ministrada pela diretora de vendas da GEA, Leda Alvalá, que falou sobre a utilização de evaporadores e cristalizadores para o reúso. “Nós trabalhamos com objetivo de recuperar produtos de valor e retornar para o processo da indústria uma água com padrão para ser reutilizada novamente”, conta.
De acordo com o engenheiro mecânico da Work Industrial, Paulo costa, a indústria pode aplicar o reúso de diversas maneiras. “Você pode aplicar desde a parte de processo como reaproveitar a água de chuva para diferentes atividades”, diz. A última apresentação foi feita pela técnica de segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Sorocaba Refrescos, Ana Estela Torelli, que falou sobre as maneiras como a empresa aplica o reúso de água. “Uma delas é na lavagem de veículos. Temos um sistema que capta 17 metros cúbicos de água de chuva por mês e a demanda para lavagem é a mesma, ou seja, supre nossa necessidade”, conclui.