Digite seu e-mail para receber nossos informativos:
Imprensa > Release > Prefeitura e Agência de Inovação de Sorocaba (Inova) lançam a Conferência Internacional de Inovação em Parques Tecnológicos (Conintec)

Release

Prefeitura e Agência de Inovação de Sorocaba (Inova) lançam a Conferência Internacional de Inovação em Parques Tecnológicos (Conintec)08/03/2012 Cerca de 250 pessoas participaram do evento que teve apoio do Ciesp e da Fiesp



Na última quinta-feira, 01, foi lançada a Conferência Internacional de Inovação em Parques Tecnológicos (Conintec), que está programada para acontecer entre os dias 4 e 6 de junho. O evento marcará o início das atividades do Parque Tecnológico de Sorocaba. “Vai ser uma nova era”, ressaltou o primeiro vice-diretor do Ciesp Sorocaba e Presidente da Inova, Erly Domingues de Syllos, que apresentou a estrutura da Conferência. “A Conintec terá entre 800 e 1000 participantes, com a presença de representantes da América do Norte, América Latina, Europa e Ásia”, declarou. O presidente da Agência de Inovação de Sorocaba (Inova), uma das gestoras do Parque Tecnológico, também destacou que o Parque será para todas as indústrias. “E as micro e pequenas empresas que não estiverem dentro dele, também terão acesso - levando suas demandas. Queremos fortalecer a competitividade de todos”, ressaltou.
O lançamento aconteceu no teatro do SESI de Sorocaba e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Vitor Lippi, que apresentou a estrutura do Parque. “Ele vai ficar na nova zona industrial da cidade. Será um local para trabalhar o conhecimento e transformá-lo em inovação e tecnologia. Contamos com dez universidades nesse projeto”, salientou.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba e segundo vice-diretor do Ciesp Sorocaba, Mário Tanigawa, a Conferência vai dar um destaque mundial para a cidade. “Teremos nove autoridades internacionais participando. E vale lembrar que Sorocaba é o primeiro município no estado de São Paulo e a terceira cidade do Brasil a criar uma lei de inovação. Estamos com uma gestão mais moderna”, afirmou.
A coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Desiree Moraes Zouain, elogiou a organização da Conintec e os gestores do Parque. “Quem deseja implantar um Parque Tecnológico tem um grande desafio, afinal ele não é para uma única cidade, mas visa atender uma região. Sorocaba é o segundo município com o credenciamento definitivo, o primeiro foi São Carlos. O mais importante é a participação das empresas. Nós já tivemos contato com companhias de fora querendo ser âncoras assim como a Toyota, isso mostra o sucesso desse trabalho”, disse.
Representantes de diversas empresas participaram do lançamento, entre eles o gestor de pesquisa e desenvolvimento da Flextronics, Josias de Souza. “Poucos Parques desse porte existem no país. Ele significa acesso à informação. Pesquisadores terão à disposição laboratórios para o desenvolvimento tecnológico. A sociedade precisa entender a importância desse projeto”, destaca. Para o coordenador do Departamento de Tecnologia do Ciesp Sorocaba e diretor da FACENS, Marcos Carneiro da Silva, o projeto representa um grande avanço para a cidade e região. “O Ciesp tem participado ativamente de todo o processo e acreditamos que o Parque será um grande alavancador para a inovação das empresas”, conclui.