Digite seu e-mail para receber nossos informativos:
Imprensa > Release > Fórum debateu o uso de fonte energética nas indústrias

Release

Fórum debateu o uso de fonte energética nas indústrias04/11/2011 O evento, realizado no Auditório da Facens, reuniu mais de 100 profissionais da área de energia



Aproximadamente 130 engenheiros e profissionais da área de energia se reuniram no dia 26 de outubro, após as 16h no Auditório da Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba), durante o Fórum – “A Eficiência Energética na Indústria e suas Oportunidades”. Com palestrantes de empresas de Sorocaba, São Paulo e Rio de Janeiro o evento teve como objetivo incentivar o uso eficiente da energia dentro das empresas.
“Discutir conceitos importantes, não só para a engenharia, mas para o mundo”, foi com esta frase que o coordenador do Departamento de Tecnologia do Ciesp, Marcos Carneiro, abriu o evento. Carneiro apresentou a faculdade, em números como os de cerca de dois mil alunos inscritos, dois novos cursos para 2012 e mais de três mil engenheiros formados pela Facens nesses 35 anos. Concluindo a fala de abertura ele apresentou um pouco sobre o Departamento de Tecnologia do Ciesp. “O Departamento de Tecnologia do Ciesp é formado por três pilares: inovação tecnológica como estratégia de fortalecimento de negócios; visão coletiva, na qual as empresas podem compartilhar recursos e experiências com o intuito de reduzir custos; e, busca de soluções em Sorocaba e Região. A eficiência energética além de permear estes três pilares é um tema muito interessante seja pela questão econômica ou sustentável, temos que aprender a utilizar melhor os recursos que possuímos”, finalizou.
Nas palestras foram abordados diversos temas, como “Eficiência Energética em Sistemas de Vapor” exibido pelo engenheiro da empresa Spirax Sarco, Rafael Siqueira, que abordou exemplos de economia. “A contenção nas descargas de caldeira pode chegar a mais de R$1000 reais por mês. Um furo de 1/8 numa tubulação pode custar cerca de R$2000 reais a mais para a empresa no mês. Podemos realizar o mesmo processo com 4% menos de energia, apenas retornando o condensado”, explicou.
Para o gerente de manutenção, Michael Alvarez, a importância de eventos como este está na facilidade de encontrar fornecedores e soluções referentes à eficiência energética. “O ponto que mais chamou minha atenção nas palestras foi a possibilidade de ganhos com soluções simples com a otimização de processos”, afirmou.
Para o coordenador do Departamento de Tecnologia do Ciesp, Marcos Carneiro, o tema “eficiência energética” esta cada vez mais forte no dia a dia das empresas. “É muito importante que as pessoas ligadas na área de energia dentro das empresas prestem atenção neste assunto, inclusive na redução e otimização do uso de energia”. No fórum, além das palestras vamos trocar experiência com profissionais de outras empresas que já passaram por casos bem sucedidos”, explicou Carneiro.
Esta é a terceira edição do Fórum na região, a última aconteceu em Jundiaí e contou com a participação de empresas de diversos segmentos, para Larissa Pontual, da empresa Work Industrial Engenharia, o fórum traz conscientização e a e a melhoria de práticas. “A disponibilidade de energia nas condições de quantidade e qualidade adequadas, a custos competitivos, tem-se constituído em um dos mais importantes pré-requisitos para o desenvolvimento econômico das nações. Em vista disso, a energia tem sido tratada como um bem de natureza estratégica, e não por acaso a segurança energética tornou-se um dos temas mais relevantes da agenda mundial”, comentou Larissa.
O evento foi realizado pelo departamento de Tecnologia do Ciesp Sorocaba em parceria com a Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba), Gás Natural, Spirax Sarco, Petrobras e Work Industrial Engenharia.