Digite seu e-mail para receber nossos informativos:
Imprensa > Release > Fórum debate o uso de fonte energética nas indústrias

Release

Fórum debate o uso de fonte energética nas indústrias21/10/2011 O evento acontece na próxima quarta-feira, 26, na Facens



Sorocaba vai sediar o “Fórum - A Eficiência Energética na Indústria e suas Oportunidades”, com palestrantes de empresas de Sorocaba, São Paulo e Rio de Janeiro, o evento é voltado para profissionais de diversas áreas das indústrias da região, como engenharia, manutenção e área térmica. Com o objetivo de incentivar o uso eficiente da energia dentro das empresas, o fórum será realizado na próxima quarta-feira, 26, às 16h na Faculdade de Engenharia de Sorocaba. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail faleconosco@workindustrial.eng.br ou nos telefones (15) 3229-4744 e 7835-2729 com Larissa Pontual. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas.

Para o coordenador do Departamento de Tecnologia do Ciesp, Marcos Carneiro, o tema “eficiência energética” esta cada vez mais forte no dia a dia das empresas. “É muito importante que as pessoas ligadas na área de energia dentro das empresas prestem atenção neste assunto, inclusive na redução e potencializarão de energia. No fórum, além das palestras vamos trocar experiência com profissionais de outras empresas que já passaram por casos bem sucedidos”, explicou Carneiro.

No total serão quatro palestras sobre o tema que acontecem das 16h às 19h30. O engenheiro da Petrobras, Rafael Reami Romanos, que realizará a palestra “Contextualização da Eficiência Energética no Sistema Petrobras” afirma que este é um ponto fundamental devido ao crescimento do número de empresas. “Este tema esta um pouco esquecido, mas tem que ser repensado pelas empresas, o uso eficiente da energia traz redução de custo de produção, além da questão ambiental, a sustentabilidade esta por trás da discussão, utilização de recursos renováveis”, definiu o engenheiro.

Esta é a terceira edição do Fórum na região, a última aconteceu em Jundiaí e contou com a participação de empresas de diversos segmentos, para Larissa Pontual, da empresa Work Industrial Engenharia, o fórum traz conscientização e a e a melhoria de práticas. “A disponibilidade de energia nas condições de quantidade e qualidade adequadas, a custos competitivos, tem-se constituído em um dos mais importantes pré-requisitos para o desenvolvimento econômico das nações. Em vista disso, a energia tem sido tratada como um bem de natureza estratégica, e não por acaso a segurança energética tornou-se um dos temas mais relevantes da agenda mundial”, comentou Larissa.

O Fórum é realizado pelo departamento de Tecnologia do Ciesp Sorocaba em parceria com a Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba) , Gás Natural, Spirax Sarco, Petrobras e Work Industrial Engenharia. A Facens fica localizada na Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, 1425, Castelinho Km 1,5, no Alto da Boa Vista.