Digite seu e-mail para receber nossos informativos:
Imprensa > Release > Tratamento de resíduos industriais é tema de seminário realizado pelo CIESP em Sorocaba

Release

Tratamento de resíduos industriais é tema de seminário realizado pelo CIESP em Sorocaba22/09/2010



A diretoria regional do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) realizará no dia 28 de setembro o seminário Resíduos Industriais: Tecnologias de Tratamento, no Sorocaba Park Hotel, a partir das 08h30. O evento fornecerá um panorama sobre os resíduos industriais na região de Sorocaba e informações acerca de diferentes tecnologias de tratamento.

Segundo o diretor de Meio Ambiente do CIESP, Eduardo San Martin, o seminário se trata de um evento técnico que irá apresentar experiências bem-sucedidas em tratamento de resíduos. Resíduos industriais representam um grande problema para a indústria, uma vez que a grande maioria vai para aterros. O que nós pretendemos com este evento é levar à indústria a consciência de que resíduos podem virar receita, tanto em seu aproveitamento como matéria-prima para novos produtos como combustível, afirma.

O município foi escolhido para receber o evento devido à sua representatividade. Entre 43 regionais, Sorocaba foi a segunda cidade selecionada por ter uma cultura muito boa no que diz respeito às questões ambientais, além de um ótimo relacionamento com o poder executivo e órgãos como a CETESB, informa o 1º vice-diretor do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos. Quanto ao tema do evento, ele acredita tratar-se de um ponto que deve ser prioridade para o empresário. Hoje o cliente chega à sua empresa e pergunta: vocês respeitam o meio ambiente? A questão ambiental é uma cobrança constante, e preocupar-se com essas questões é uma maneira de ganhar mercado, completa, ressaltando que o workshop será mais do que um evento de conscientização, mas também uma oportunidade de conhecer o que existe de mais novo em tecnologias de tratamento de resíduos.

Paulo Mendonça, um dos coordenadores do Departamento de Meio Ambiente do CIESP Sorocaba e Diretor Adjunto Estadual de Meio Ambiente, irá apresentar as dificuldades no gerenciamento de resíduos pela indústria e uma visão geral das questões ambientais das indústrias de Sorocaba. Ele adianta que, dentre outros pontos, irá abordar as questões de levantamento dos aspectos e impactos, além do atendimento legal. Para isso, ele apresentará um case da Dana Indústrias Ltda., valendo-se de suas experiências na superação dessa dificuldade. A indústria paulista caminha a passos largos na proatividade com as questões ambientais. São inúmeros cases de sucesso que comprovam isso, completa.

Este evento mostra preocupação por parte da indústria em relação à responsabilidade ambiental. Sem dúvida, à medida que a sociedade percebe a necessidade de preservação do meio ambiente, a procura por soluções ambientais tem aumentado, afirma Maurício Lima Desgualdo, gerente comercial da Essencis Soluções Ambientais, que também participará do seminário. O resíduo é obrigatoriamente gerado no processo produtivo das empresas e, portanto, sempre foi e será um problema crônico. Com o apoio de entidades como a FIESP e o CIESP, a Essencis tem divulgado às empresas tecnologias para a área ambiental, por entender que este esclarecimento é fundamental para o desenvolvimento de suas atividades, completa.

Além disso, o seminário contará com profissionais que fornecerão aos participantes informações sobre diversas tecnologias de tratamento, tais como:

- a incineração, processo térmico que visa à destruição de resíduos industriais e, consequentemente, a redução de seu volume;
- a dessorção térmica, processo de tratamento de solo contaminado com hidrocarbonetos (óleo combustível e diesel, querosene, gasolina, etc) por meio do aquecimento dos resíduos até o seu desprendimento;
- a remediação in situ, tratamento que consiste na retirada ou na diminuição do resíduo contaminante no solo ou na água, o qual é realizado no local da contaminação;
- o coprocessamento, processo por meio do qual certos tipos de resíduos industriais são aproveitados como matéria-prima ou combustível para a produção de outros produtos;
- a recuperação de metais de lodo galvânico, tratamento que visa à recuperação de metais do resíduo resultante da galvanoplastia;
- a manufatura reversa, processo de desmontagem de maquinário obsoleto, aproveitamento de partes úteis e descarte ecologicamente seguro de partes inúteis.

Ao final das apresentações, haverá um espaço para debates. O evento é gratuito e os interessados devem inscrever-se pelo site www.ciespsorocaba.com.br.