Notícias > Saae/Sorocaba discute campanha de economia de gua direcionada ao segmento industrial Saae/Sorocaba discute campanha de economia de gua direcionada ao segmento industrial Secretaria de Comunicao e Eventos - PMS
29/11/2021


O Servio Autnomo de gua e Esgoto (Saae) de Sorocaba iniciou as discusses com a Regional de Sorocaba do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (Ciesp), para a realizao de uma campanha de economia de gua voltada ao segmento industrial. Neste caso, empresrios, dirigentes e trabalhadores das indstrias da cidade tambm atuariam como multiplicadores, implementando os conceitos de uso racional da gua em suas empresas e residncias.

O assunto foi debatido durante reunio no Centro Administrativo do Saae/Sorocaba, na tera-feira (23), e contou com a participao do vice-prefeito Fernando Marins da Costa Neto e da gerente da Regional de Sorocaba do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (Ciesp), Eva Paulino. Eles foram recepcionados pelo diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva, e pelo engenheiro Rodolfo Barboza, da Diretoria Operacional de gua do Saae/Sorocaba.

Esse encontro foi motivado, pois uma das aes institucionais da autarquia promover tratativas com grandes consumidores privados (empresas e indstrias), para incentiv-los a adotar medidas que resultem na reduo do consumo de gua proveniente do sistema pblico de abastecimento, inclusive optando por fontes alternativas, explicou o diretor-geral do Saae.

Mesmo que o segmento seja responsvel, atualmente, por 1,3% de todo o consumo de gua tratada do municpio, a ao educativa foi apontada como necessria pelos participantes da reunio. H disposio de todos em colaborar e de apoiar medidas internas nas empresas para a reduo do consumo de gua, destacou o vice-prefeito.

Segundo a gerente regional do Ciesp Sorocaba, essas medidas tendem a influenciar diretamente nos colaboradores de cada empresa a adotarem o uso consciente, na execuo do trabalho no dia a dia, como tambm nas suas prprias residncias. So cerca de 40 mil trabalhadores do setor industrial na cidade. Dessa forma, a ao impactaria igualmente na reduo de consumo no segmento residencial, que, hoje em dia, responsvel por 88,96% do volume distribudo de gua em Sorocaba.

A proposta j est sendo trabalhada pelas partes envolvidas e queremos ampliar essa ao educativa e preventiva, em um segundo momento, tambm para outros segmentos, como o comercial e demais entidades e instituies, finaliza Ronald Pereira da Silva.