Notícias > FAP 2022: FIESP AJUDA EMPRESAS NA GESTO E CONTESTAO DOS CLCULOS FAP 2022: FIESP AJUDA EMPRESAS NA GESTO E CONTESTAO DOS CLCULOS
30/09/2021
Empresrios associados aos sindicatos filiados Fiesp e os associados ao Ciesp tero, gratuitamente, diagnsticos e orientaes para garantir que o clculo do tributo a ser pago esteja correto


O Ministrio do Trabalho e Previdncia divulgou hoje (30/9), o Fator Acidentrio de Preveno (FAP) com vigncia para 2022. O ndice, que impacta no clculo da alquota da Contribuio ao Risco de Acidentes do Trabalho (RAT), poder ser contestado, no perodo de 01.11.2021 a 30.11.2021, pelas empresas que encontrarem inconsistncias nos clculos, e nos dados computados pela Previdncia.

So vrios pontos a serem avaliados de maneira minuciosa. E para apoiar a indstria paulista, a Fiesp, por meio da Central de Inteligncia, oferece os servios de gesto do FAP composta de equipe tcnica especializada. Os empresrios associados aos sindicatos filiados Fiesp e os associados ao Ciesp tero, gratuitamente, diagnsticos e orientaes para garantir que o clculo do tributo a ser pago esteja correto.

Vale lembrar que, pela metodologia do FAP, as empresas que registraram maior nmero de acidentes ou doenas ocupacionais pagaro mais. No entanto, o tributo aumenta a bonificao das empresas que registram acidentalidade menor. No caso de nenhum evento de acidente de trabalho, a empresa bonificada com a reduo de 50% da alquota. Em um momento de recuperao da economia, a contestao do FAP fundamental pois pode implicar em reduo significativa do tributo a ser pago sobre a folha de pagamento.

Os interessados no servio de gesto do FAP da Central de Inteligncia podem contatar a Fiesp por meio do seu sindicato ou pelo e-mail fap-rat@fiesp.com.br .

Federao das Indstrias do Estado de So Paulo - Fiesp
Assessoria de Jornalismo Institucional
Tels. (11) 3549.4203 e 3549.4602

Centro das Indstrias do Estado de So Paulo - Ciesp
Assessoria de Imprensa
Tel. (11) 3549-3579