Imprensa > Release > CIESP SOROCABA E SECONCI-SP PROMOVEM PALESTRA EM ALUSÃO AO NOVEMBRO AZUL

CIESP SOROCABA E SECONCI-SP PROMOVEM PALESTRA EM ALUSÃO AO NOVEMBRO AZUL23/11/2020 Evento online conta com o apoio da ACSO e será realizado no próximo dia 27 por meio do aplicativo Zoom

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente em homens mais velhos, uma vez que cerca de seis em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos. Além disso, estão estimados 65.840 casos novos no Brasil para cada ano do triênio 2020-2022. O número é alto, mas cerca de 90% dos casos têm cura quando o diagnóstico é feito precocemente.

Visando intensificar a conscientização sobre a prevenção e o tratamento da saúde do homem, em especial contra o câncer de próstata, o CIESP Sorocaba, em parceria com a Regional Sorocaba do Seconci-SP e com o apoio da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), se engajou na causa e irá realizar no próximo dia 27 de novembro, às 11h, uma palestra com o médico urologista e diretor clínico do Seconci-SP, Dr. Paulo Fischer, por meio da plataforma Zoom. O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo link http://www.ciespsorocaba.com.br/agendas/evento.php?id=730. O encontro contará com a participação da vice-presidente do Seconci-SP, Maristela Honda, do diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos e do presidente da ACSO, Sérgio Reze.

Como outros tipos de câncer, o diagnóstico precoce é a chave para um tratamento menos agressivo e a redução dos riscos de mortalidade do câncer de próstata. Por essa razão, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir de 50 anos, mesmo se não apresentem sintomas, procurem um profissional especializado para realizar uma avaliação individualizada e faça um acompanhamento anual. Já homens que integram o grupo de risco, que de acordo com a SBU são de raça negra, obesos mórbidos ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata, esses devem começar seus exames a partir dos 45 anos.

Segundo o diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, o universo masculino ainda carrega muitos preconceitos em relação à consulta urológica. “Muitos homens acreditam que porque estão fortes, praticam atividades físicas e tem uma boa alimentação não precisam ir ao médico. É aí que mora o perigo, pois quando começam aparecer os sintomas a doença já pode estar em um estágio avançado. Por isso, o Novembro Azul e palestras como essa que faremos com o médico do Seconci-SP são ferramentas determinantes para mudar essa cultura e garantir a qualidade de vida do homem”, observa Syllos.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado mundialmente em 17 de novembro e teve início na Austrália, onde leva o nome de Movember – junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro).

Sobre Dr. Paulo Fischer

Dr. Paulo Fischer é médico urologista e diretor clinico do Seconci-SP. Atua como médico urologista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e é membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Sobre o CIESP
O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne indústrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 10 mil empresas associadas e uma sede central na Avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.
A Regional Sorocaba, que em 2020 comemora 70 anos, foi fundada por um grupo de industriais com o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento da indústria regional. Tornou-se um agente de articulação política, contribuindo para a atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, fomentar a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.

A entidade oferece assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, de comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável (meio ambiente), salas de crédito, rodadas e eventos de negócios, além de diversos convênios e um posto de atendimento do BNDES, realizando também a emissão de Certificado de Origem e Certificação Digital.
A área de atuação da Regional Sorocaba envolve 48 municípios e está dividida em cinco sub-regionais: Apiaí, Itapetininga, Itapeva, Piedade e Tatuí. A sede do CIESP fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260, Alto da Boa Vista. Outras informações pelo telefone (15) 4009-2900 ou pelo site www.ciespsorocaba.com.br.

Sobre o Seconci-SP
O Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) foi fundado em março de 1964 por um grupo de empresários da construção civil, tem como missão promover ações de saúde e assistência social, garantindo qualidade de vida aos trabalhadores e seus dependentes. A Unidade de Sorocaba atende colaboradores de mais de 150 empresas contribuintes e dispõe de um corpo clínico especializado em: cardiologia, clínica médica, dermatologia, ginecologia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, odontologia e pediatria.

Além disso, os trabalhadores e seus familiares podem realizar exames clínicos, audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, radiologia e ultrassonografia, tudo no mesmo espaço. A Unidade conta ainda com assessoria em medicina ocupacional e engenharia de segurança, inclusive para empresas de outros setores da economia, com atendimento clínico para emissão de atestados de saúde ocupacional e realização dos Programas de Saúde e Segurança do Trabalho, de acordo com a legislação trabalhista.

Sobre a Associação Comercial
A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio local, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento da cidade. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

Carla Acquaviva | carla@vpocomunicacao.com.br (15) 99760.4004
Sandra Vergili | sandra@vpocomunicacao.com.br / (15) 99773.8572