Digite seu e-mail para receber nossos informativos:
Imprensa > Release > OUTUBRO ROSA: ENTIDADES SOROCABANAS SE UNEM NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Release

OUTUBRO ROSA: ENTIDADES SOROCABANAS SE UNEM NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA14/10/2020 CIESP Sorocaba, Seconci-SP e ACSO promovem palestra virtual no dia 20 de outubro



No mês internacional de conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Regional Sorocaba, o Serviço Social da Construção Civil (Seconci-SP), Regional Sorocaba, e a Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) uniram forças no engajamento da campanha “Outubro Rosa” e irão promover na próxima terça-feira, dia 20, às 10h, uma palestra de conscientização sobre o câncer de mama.
Ministrada pela diretora da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Mastologia, a médica mastologista Adriana Akemi Yoshimura, a palestra será online por meio da plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link http://www.ciespsorocaba.com.br/agendas/evento.php?id=726.
Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete mulheres, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. A estimativa do órgão ligado ao Ministério da Saúde é que, em 2020, sejam diagnosticados 66.280 novos casos e ocorram cerca de 17 mil óbitos.

Entre as medidas que contribuem para prevenir o câncer de mama estão a adoção de comportamentos protetores, como seguir uma alimentação saudável, praticar atividades físicas com regularidade, evitar bebidas alcoólicas, manter o peso adequado e a amamentação. Cerca de 30% dos casos da doença podem ser evitados quando adotadas essas ações.

Além disso, a realização do autoexame é fundamental para detectar um possível sinal ou sintoma da doença. De acordo com o Consenso de Mama, documento do Ministério da Saúde elaborado em 2004 por gestores, ONGs, sociedades médicas e universidades, a estratégia de controle da doença é a realização do exame clínico anual das mamas em mulheres de 40 a 49 anos. As mulheres pertencentes a grupos populacionais com risco elevado de desenvolver câncer de mama devem fazer exame clínico e mamografia anual a partir dos 35 anos. Para rastreamento, a recomendação é a realização de mamografia na faixa de 50 a 69 anos, com intervalo de até dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas.

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença, tais como: idade, condições ligadas à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, falta de atividade física, entre outros.

A campanha Outubro Rosa ocorre há mais de 20 anos promovendo a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo deste modo para a redução da mortalidade. Apesar disso, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), realizada em 2019, a falta de informação é a principal barreira para o diagnóstico precoce de tumores menores de 1cm, que pode significar até 95% de chance de cura.

Sobre Dra. Adriana Akemi Yoshimura

Médica graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Dra. Adriana Akemi Yoshimura fez especialização em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pelo Hospital das Clínicas. Atuou no Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio Libanês de 2006 à 2018. Trabalha no Centro de Oncologia-Mastologia do Hospital Beneficência Portuguesa e no Hospital Estadual Sapopemba. Atua também como coordenadora do Serviço de Mastologia do Hospital Estadual Vila Alpina. Como médica coordenadora da equipe de Mastologia do Seconci-SP/OSS, é responsável por coordenar diversas unidades do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) na capital paulista e em cidades do interior do estado. Atua como diretora da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional São Paulo.


Serviço: Palestra “JUNTOS NA LUTA CONTRA O CANCER DE MAMA”
Data: 20 de outubro (terça-feira).
Horário: 10h
Inscrições: http://www.ciespsorocaba.com.br/agendas/evento.php?id=726.
Informações: fone (15) 4009-2900 ou email cursos@ciespsorocaba.com.br

Evento online pelo aplicativo Zoom. É necessário fazer a inscrição para receber o link da palestra. Vagas limitadas.


Informações para a imprensa:
Vergili Press Office Comunicação Integrada
Carla Acquaviva | carla@vpocomunicacao.com.br (15) 99760.4004
Sandra Vergili | sandra@vpocomunicacao.com.br / (15) 99773.8572