Imprensa > Release > PALESTRA DO CIESP SOROCABA ORIENTOU GESTORES DE RH SOBRE O

PALESTRA DO CIESP SOROCABA ORIENTOU GESTORES DE RH SOBRE O14/09/2020 Psicólogo Rogério Baptista deu dicas de como fazer gestão de pessoas em home office

“No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o estado da contaminação de COVID-19 à pandemia. Esse foi um dos marcos da doença que rapidamente disseminou pelo mundo, obrigando as pessoas a ficarem de quarentena em casa. E com o objetivo de preservar a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, algumas organizações passaram trabalhar em sistema de home office.” Com essa afirmação, o psicólogo Rogério Rodolfo Baptista iniciou sua palestra, realizada por meio da plataforma Zoom, no dia 03 de setembro, a convite da Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).

Baptista falou para um público de cerca de 30 profissionais de Recursos Humanos (RH) sobre os atuais desafios da área. “Uma das primeiras ações que foram tomadas após a decretação da pandemia foi a adequação dos contratos de trabalho, segundo as Medidas Provisórias 927 e 936 editadas pelo governo federal. Entre outras adequações, as MPs contemplaram a migração para o trabalho a distância, antecipação de férias, férias coletivas, suspensão de férias de profissionais da saúde e de serviços essenciais, adiamento de recolhimento de FGTS, redução e suspensão de contrato de trabalho”, observou.

Gestão de Crise
Segundo o psicólogo, neste momento em que a pandemia ainda está em curso, o papel da área de Recursos Humanos é extremamente importante para a gestão de crise. “Logo no início muitas empresas criaram comitês de crise e o RH teve um papel fundamental, pois cuida tanto do funcionamento e do dia a dia da empresa, como das pessoas, oferecendo suporte necessário para que elas se mantenham saudáveis, em segurança e produtivas”, explicou.

Baptista destacou também que a área de Recursos Humanos assumiu papel mais estratégico nas empresas. “As organizações tiveram que se posicionar e transmitir segurança aos colaboradores e a área de RH é uma das responsáveis por desenvolver estratégias que reforcem esse posicionamento, passando confiança e tranquilidade à força de trabalho”, ressaltou o palestrante.

Outro ponto abordado foi a questão das demissões e os afastamentos que se fizeram necessários. “É importante que o profissional de RH tenha uma postura humanizada neste momento, explicando todos os direitos legais que o colaborador tem e as formas de conquistá-los, além de oferecer todo suporte necessário”, destacou.

RH Remoto
A rotina da área de Recursos Humanos também mudou e passou a ser remota. “O RH contrata mesmo em tempos de crise. Portanto, todo trabalho de recrutamento e seleção está sendo realizados por meio eletrônico, exigindo ainda mais criatividade e foco dos profissionais do setor. Os programas de treinamento e de desenvolvimento de pessoal também estão sendo feitos à distância. Deste modo, o fortalecimento da cultura organizacional é importante para reforçar os valores”, disse.

Baptista observou ainda que o papel do RH e dos gestores das empresas é o de mapear possíveis obstáculos e dificuldades que os colaboradores possam ter para desenvolver o trabalho, promover uma comunicação eficiente entre as pessoas utilizando recursos digitais e zelar pela saúde mental dos funcionários, mostrando empatia e estabelecendo um canal de comunicação sobre o coronavírus e saúde.

Pós pandemia
Uma das providências que as empresas precisam tomar, segundo o palestrante, é desenvolver um Plano de Retorno ao Trabalho, considerando todas as medidas necessárias de saúde e segurança. Baptista avaliou também que será necessário rever custos, estimular a cultura de inovação, estabelecer novas métricas de produtividade e intensificar a comunicação interna.

“Uma das coisas que a pandemia nos ensinou é que somos capazes de nos reinventar. Nesse momento de retomada as empresas vão ter que inovar bastante, criar novos modelos de RH, simplificar processos e investir em digitalização. Além disso, o home office veio para ficar, sendo assim algumas empresas terão que rever as modalidades de trabalho”, concluiu.
Na ocasião, a gerente regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Regional Sorocaba, Eva Paulino, fez a abertura do evento, representando a diretoria da entidade e agradeceu a parceria do psicólogo.

Outras informações sobre os eventos da Regional Sorocaba do CIESP, acesse www.ciespsorocaba.com.br ou entre em contato pelo telefone (15) 4009-2900.

Sobre o palestrante
Rogério Rodolfo Baptista é Técnico em Mecânica Industrial pela UNICAMP, graduado em Psicologia pela UNIMEP e possui Mestrado em Psicologia Social pela PUC-SP.
Possui mais de 30 cursos de aperfeiçoamento nas áreas de gestão de pessoas, psicologia e administração tais como: Eneagrama; Gestalt Grupos; Administração de Dep. Pessoal; Remuneração Estratégica – Cargos e Salários; Formação de Consultores; MASP – Metodologia de Analise e Solução de Problemas; Instrutores e Multiplicadores de Treinamento; Analista de Treinamento – LNTD e Avaliação de Resultados; Instrutores do Programa 5S e Qualidade Total.
Já desenvolveu projetos de Gestão de Processos de Recursos Humanos e ou Treinamentos nas empresas de grande porte, DAE Santa Bárbara d’Oeste, Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, SINFRECAR, SINDIVAREJISTA, ACIC, CIESP Campinas. Ministrou treinamentos e palestras para mais de 8.000 profissionais sobre diversos temas ligados à área de Recursos Humanos, Comunicação, Relações Interpessoais e Desenvolvimento de Equipes.

Copie o link para acessar o material: http://www.ciespsorocaba.com.br/documentos/palestras/PALESTRA-GESTAO_DE_PESSOAS_NO_NOVO_NORMAL.pdf

Carla Acquaviva | carla@vpocomunicacao.com.br (15) 99760.4004
Sandra Vergili | sandra@vpocomunicacao.com.br / (15) 99773.8572