Imprensa > Release > Sesi-SP produz e distribui gratuitamente 4 milhões de refeições para comunidades carentes

Sesi-SP produz e distribui gratuitamente 4 milhões de refeições para comunidades carentes12/05/2020 Além da capital, 108 cidades paulistas estão recebendo, de segunda a sábado, 230 mil refeições por dia

Desde o dia 7 de maio, o Sesi-SP está produzindo e entregando gratuitamente para comunidades carentes de todo o estado 230 mil refeições por dia. Até o final do mês, serão utilizadas 1,7 mil toneladas de alimentos no preparo de 4 milhões de refeições em 108 cidades do interior, além da capital, para ajudar os mais necessitados nesta fase aguda da pandemia de Covid-19.

Quase mil profissionais do Sesi-SP estarão envolvidos nesta empreitada. São 686 auxiliares de cozinha, 139 cozinheiros e 138 nutricionistas que trabalharão sempre seguindo os protocolos de segurança, como distanciamento seguro, uso de máscaras e álcool em gel e ambientes ventilados. Além disso, todas as cozinhas serão higienizadas, antes e depois do preparo das refeições.

Por meio de entidades assistenciais, a população receberá de segunda a sábado, refeições completas com arroz, feijão, proteína e legumes.
De acordo com o diretor do Sesi Sorocaba, Júlio César Martins, na região de Sorocaba estão sendo distribuídas mais de 16.500 refeições por dia e essas refeições estão sendo retiradas pelas entidades cadastradas e sendo distribuídas para as comunidades carentes. “Foi feito um levantamento junto às ONGs, igrejas e projetos sociais que possuem capacidade logística para retirar e entregar essas refeições aos que precisam”, explica Martins.

Segundo o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, as embalagens para a distribuição desses 4 milhões de refeições está sendo fornecida por uma empresa sorocabana. “A fabricante de embalagens Wyda, atendendo a um pedido do presidente da Fiesp e do Ciesp, está fornecendo seus produtos a um valor simbólico, abaixo do preço de custo, para contribuir com essa ação do Sesi-SP”, ressalta Syllos.

Para o presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, este é um momento de união. “Precisamos olhar para o outro e ajudar. Estamos reunindo esforços para passarmos por esta tempestade da melhor maneira possível”, afirma Skaf.
Para produzir as 4 milhões de refeições, serão utilizados 441,6 mil quilos de arroz, 331,2 mil quilos de feijão, 828 mil quilos de proteína (carne e frango) e 110,4 mil quilos de legumes.

Sobre o CIESP

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne indústrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 10 mil empresas associadas e uma sede central na Avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.
A Regional Sorocaba, que em 2020 comemora 70 anos, foi fundada por um grupo de industriais com o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento da indústria regional. Tornou-se um agente de articulação política, contribuindo para a atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, fomentar a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.
A entidade oferece assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, de comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável (meio ambiente), salas de crédito, rodadas e eventos de negócios, além de diversos convênios e um posto de atendimento do BNDES, realizando também a emissão de Certificado de Origem e Certificação Digital.
A área de atuação da Regional Sorocaba envolve 48 municípios e está dividida em cinco sub-regionais: Apiaí, Itapetininga, Itapeva, Piedade e Tatuí. A sede do CIESP fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260, Alto da Boa Vista. Outras informações pelo telefone (15) 4009-2900 ou pelo site www.ciespsorocaba.com.br.

Carla Acquaviva | carla@vpocomunicacao.com.br (15) 99760.4004
Sandra Vergili | sandra@vpocomunicacao.com.br / (15) 99773.8572

Com informações da assessoria de Imprensa Fiesp/Ciesp/Sesi/Senai – jornalista Alex de Souza
Crédito fotos: Sesi Sorocaba