Imprensa > Release > FIESP promove treinamento em Certificação de Origem no CIESP Sorocaba

FIESP promove treinamento em Certificação de Origem no CIESP Sorocaba04/11/2019

Na última quarta-feira (30), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), por meio de seu Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior, promoveu na sede da Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), um treinamento gratuito para profissionais do comércio exterior, a respeito da emissão do Certificado de Origem.

Ministrado pela analista de Comércio Exterior, Michele Bertoloni, no treinamento foram abordados temas como: Importância, Benefícios e Vantagens da Certificação de Origem, Distinção do Certificado de Origem Preferencial e Não Preferencial (Comum) e Certificado de Origem Digital (COD) e Impresso.

“O Certificado de Origem Preferencial é um documento estratégico que faz parte do dia a dia das empresas e que oferece maior competitividade, pois confere a redução de impostos de importação para o cliente da empresa exportadora, em países que possuem acordos comerciais com o Brasil. Isso causa um impacto tanto nas vendas, quanto nos processos produtivos”, enfatizou Michele.

Também foram abordadas as Regras de Origem e sua aplicação nos Acordos Comerciais vigentes, além da Declaração Juramentada de Origem, documento mandatório elaborado pelo produtor da mercadoria exportada, que contém informações sobre as características e componentes do produto e seu processo produtivo.

“A Declaração Juramentada permite verificar se o produto que será exportado cumpre as regras de origem estabelecidas pelos acordos comerciais. Este documento é emitido para amparar o Certificado de Origem Preferencial”, esclareceu a analista.

De acordo com Michele, além do Certificado de Origem Impresso, a FIESP e o CIESP oferecem o Certificado de Origem Digital (COD), visando facilitar a vida das empresas exportadoras. “Por ser 100% digital, o COD é mais rápido, seguro e econômico. No entanto, somente o Brasil, a Argentina e o Uruguai (acordos comerciais 02, 14 e 18) estão preparados para realizar operações utilizando o documento digital”, destacou.

Sistema e-COOL

No treinamento também foram apresentadas as funcionalidades do sistema emissor de Certificados de Origem da FIESP – a plataforma e-COOL. “Trata-se de uma tecnologia desenvolvida pela FIESP que proporciona o que há de mais moderno e seguro na emissão dos Certificados de Origem. Como a entidade é líder nas emissões do documento em todo o país, nossa qualidade técnica é reconhecida nacional e internacionalmente”, ressaltou.

Segundo a analista, o sistema FIESP/CIESP oferece a emissão do Certificado de Origem em todas as unidades de atendimento. “São 43 postos de atendimento no Estado de São Paulo. Hoje a FIESP tem uma diferenciação de custo para as empresas associadas ao CIESP ou ligadas aos sindicatos filiados à FIESP. O valor do documento é de R$ 107,00 e para a empresa associada o valor é de R$ 39,00, e quando você pensa em uma operação que é diária ou semanal, o valor do desconto representa uma economia grande para os associados”, observou.

De acordo com Michele, o treinamento está sendo realizado em todas as regionais do CIESP. “Já fizemos mais de dez treinamentos este ano e como é gratuito e traz bastante conteúdo, a gente tem percebido uma procura muito grande das empresas, principalmente daquelas que estão interessadas em começar a exportar”, analisou.

É o caso da auxiliar fiscal da Assessoria Contábil Real, Alissa Kozaka, que deseja ingressar na área e buscou o treinamento para conhecer mais sobre o Certificado de Origem. “Temos um cliente em nosso escritório que está querendo exportar, por isso quando ficamos sabendo do treinamento, achamos que seria interessante participar. E foi uma excelente oportunidade para esclarecer muitos pontos e ter uma visão mais aprofundada para poder orientar nosso cliente”, enfatizou.

ATA Carnet

Na ocasião, a Coordenadora de Serviços de Comércio Exterior da FIESP, Camilla Mafissoni, apresentou também o ATA Carnet, um documento aduaneiro, semelhante a um passaporte, que facilita a exportação temporária de mercadorias para mais de 75 países, com suspensão dos tributos incidentes.

“Com este documento, é possível enviar ao exterior, de forma ágil e segura, mercadorias que serão utilizadas para fins educativos, científicos, culturais ou desportivos e que serão exibidas em exposições, feiras, congressos e eventos similares ou utilizadas como material profissional”, explicou Camilla.

O documento pode ser utilizado tanto por pessoa jurídica, quanto por pessoa física. Por isso, dispensa qualquer tipo de cadastro ou registro obrigatório que uma operação regular de comércio exterior exige. A FIESP concede toda a assessoria necessária ao usuário e emite o ATA Carnet que será validado pela Receita Federal.

De acordo com a gerente regional do CIESP Sorocaba, Eva Paulino, este treinamento é realizado periodicamente com o objetivo de capacitar profissionais do comércio exterior e difundir a importância do uso do certificado de origem. “A FIESP, como entidade líder das emissões do documento no Brasil, realiza mais uma série de treinamentos em parceria com o CIESP para que os empresários aprendam tudo o que é necessário sobre esse documento”, ponderou a gerente.

O CIESP Sorocaba fica na Avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3.260, no Alto da Boa Vista. Outras informações pelo telefone (15) 4009-2900 ou pelo email ciesp@ciespsorocaba.com.br. Acesse também o site www.ciespsorocaba.com.br.