Digite seu e-mail para receber nossos informativos:
Imprensa > Release > CIESP Sorocaba participa de reunião conjunta de Conselhos Municipais durante a 'Semana Inova Indústria'

Release

CIESP Sorocaba participa de reunião conjunta de Conselhos Municipais durante a 'Semana Inova Indústria'30/08/2019 Evento foi realizado na Escola SENAI Luiz Pagliato



O diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, participou na manhã da última quarta-feira, 28/08, da reunião conjunta dos Conselhos Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) e de Desenvolvimento Econômico e Social (CMDES), ambos ligados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter) da Prefeitura Municipal de Sorocaba.
O evento, que contou com debates setoriais (indústria, comércio, serviço e educação), abordando o tema “O impacto da Inovação Tecnológica no Desenvolvimento Econômico e Social”.

Realizado na Escola SENAI “Luiz Pagliato”, localizada na Zona Norte de Sorocaba, o encontro fez parte da programação da Semana INOVA Indústria. Na ocasião, foi realizada também a reunião do DEPAR (Departamento de Ação Regional) da FIESP e dos Conselhos do CIESP, SESI e SENAI.

De acordo com o diretor do SENAI, Jocilei Oliveira, o momento do debate foi bastante propício, uma vez que durante a Semana INOVA Indústria está acontecendo também o Desafio de Ideias. “Nesta atividade os alunos do SENAI-SP estão buscando soluções um problema real proposto por duas empresas: Grupo Petrópolis e ACE Schmersal”, destacou Oliveira, lembrando ainda que os melhores projetos serão premiados no evento de encerramento, a ser realizado nesta sexta-feira (30/08), às 15h.

Para o diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, que também é presidente do CMDES, a região de Sorocaba foi a que mais cresceu na última década. “Segundo dados da Fundação Seade, a RMS foi a que mais se desenvolveu em comparação a outras Regiões Metropolitanas. A nossa região teve um crescimento de 3,4% do PIB na última década. Sorocaba se destaca devido essa união entre os diversos setores da sociedade: acadêmico, industrial, comércio, serviços e poder público”, ressaltou Syllos.

Segundo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter) e presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), Robson Coivo, as reuniões dos conselhos são importantes para que sejam definidas as diretrizes em termos de políticas públicas. “É através de representantes da sociedade civil que definimos os rumos que temos que tomar para a nossa cidade. Em função dessa sinergia, Sorocaba continua com índices positivos de empregabilidade, segundo o Cagede temos gerado mais empregos do que feito demissões em 2019”, observou Coivo.

De acordo com o 1º vice diretor do CIESP Sorocaba, Mario Tanigawa, o debate entre os diferentes setores da sociedade proporciona maior integração e direcionamento para toda cadeia produtiva. “A quarta revolução industrial, conhecida como Indústria 4.0, está gerando impacto em todos os segmentos da sociedade, desde a educação afim de que possamos prepararmos os jovens para as profissões do futuro até o funcionamento do varejo devido a uma nova forma de consumo. Por isso, o debate foi muito produtivo e iniciativas como a Semana INOVA Indústria do SENAI são fundamentais para criar essa nova cultura em nosso país”, concluiu Tanigawa.

Também participaram do evento o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto Freitas; o conselheiro do CIESP Sorocaba, Carlos Zaim; o gerente de Tecnologia e Inovação do Ciesp, Romeu Grandinetti Filho; o gerente regional do Sebrae-SP, Alexandre Martins, entre outras autoridades.

Sobre a Semana INOVA Indústria

A Semana INOVA Indústria tem como objetivo fomentar a inovação, o empreendedorismo e a criatividade dos alunos, funcionários do SENAI e comunidade empresarial e acadêmica por meio de workshops, ciclos de palestras, exposições e competições. O evento conta com uma exposição com mais de 60 empresas e uma feira de profissões com as universidades, escolas técnicas e profissionais de Sorocaba, além de atividades relacionadas ao público jovem que quer ingressar no mercado de trabalho.

Sobre o CIESP

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne indústrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 10 mil empresas associadas e uma sede central na avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.

A Regional Sorocaba foi fundada em 1950 por um grupo de industriais e desde então vem trabalhando pelo fortalecimento da indústria regional, tornando-se um agente de articulação política, contribuindo na atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, fomentar a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.

A entidade oferece ainda assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, de comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, meio ambiente, salas de crédito, rodadas e eventos de negócios, além de diversos convênios e um posto de atendimento do BNDES, realizando também a emissão de Certificado de Origem e Certificação Digital.

A área de atuação da Regional Sorocaba envolve 48 municípios e está dividida em cinco sub-regionais: Apiaí, Itapetininga, Itapeva, Piedade e Tatuí.

Informações para a imprensa:
Vergili Press Office Comunicação Integrada
(15) 3033-1404 - contato@vpocomunicacao.com.br
Diretora executiva:
Carla Acquaviva - (15) 99760.4004