Digite seu e-mail para receber nossos informativos:
Imprensa > Release > Ciesp Sorocaba faz transmissão simultânea do evento "A saúde no Estado de São Paulo"

Release

Ciesp Sorocaba faz transmissão simultânea do evento "A saúde no Estado de São Paulo"20/05/2019 Encontro do ComSaude destacou as novas propostas do governo estadual para a área da saúde

Na tarde da última quarta-feira (15/05), o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Regional Sorocaba, realizou em sua sede, por meio do ComSaude - Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia, a transmissão simultânea do evento "A saúde no Estado de São Paulo", com a participação do secretário estadual, José Henrique Germann.



A transmissão contou com a participação do primeiro vice-diretor do Ciesp, Mario Tanigawa; do prefeito de Taquarituba, José Clovis de Almeida; da gerente regional do Seconci-SP, Ester Gonçalves, representando a vice-presidente da entidade, Maristela Honda e da gerente administrativa do hospital Santa Lucinda, Regina Menassanch.
Na ocasião, o secretário apresentou as propostas do novo governo para a pasta de saúde e o lançamento do programa piloto intitulado "Multisaúde". A ferramenta conta com atendimento na área de dermatologia, por meio de um aplicativo exclusivo.

Segundo Germann, com o novo programa, os profissionais das UBSs irão coletar imagens de alterações na pele de cada paciente, bem como aspectos clínicos, que serão enviados para teledermatologistas do Hospital Israelita Albert Einstein. "A parceria com a unidade é gratuita e visa reduzir o tempo de diagnóstico e de início de tratamento, contudo, o aplicativo está disponível apenas na cidade de Catanduva, na região de São José do Rio Preto, mas, gradativamente, será expandido para todo o Estado.", afirmou o secretário.

De acordo com o secretário, o Estado de São Paulo é responsável por 43% do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua pasta administra 102 hospitais e 60 ambulatórios com um orçamento de R$ 23 bilhões para este ano. "Temos 60 mil leitos, 2,4 milhões de internações e 808 mil cirurgias por ano. Um universo gigante que precisa ter como foco o paciente e por isso nossa meta é a redução do tempo de internação", enfatizou.

Germann também destacou o programa "Corujão da Saúde", que prevê o atendimento em horários alternativos, por meio da ampliação da oferta dos serviços de sua rede própria – hospitais e Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), e em parceria com hospitais privados. Outro tema de relevância, segundo o secretário, é a internacionalização do Instituto Butantan. "Até 2022 sete vacinas serão desenvolvidas pelo Instituto, incluindo a da dengue. A imunização será fornecida para todo o território brasileiro e para os demais países do mundo", ressaltou.

De acordo com o prefeito de Taquarituba, José Clovis de Almeida, o evento serviu para conhecer os novos projetos e os métodos que virão em prol da população. "O evento foi muito importante. Além de ouvirmos os novos planos do governo, foi possível observar as novas ferramentas que estão sendo implantadas. O projeto Multisaúde trará melhorias, além de desburocratizar todo processo produtivo da saúde", ressaltou o prefeito.

Para o primeiro vice-diretor do Ciesp Sorocaba e diretor adjunto do ComSaude, Mario Tanigawa, essa aproximação do governo estadual das cidades do interior, por meio do Ciesp e da Fiesp é muito importante para trazer melhorias na saúde das prefeituras, que em sua grande maioria destina mais de 30% do orçamento para a saúde e não tem recursos para fazer frente à demanda. "Essa interação por meio da participação do Ciesp Sorocaba no ComSaude é fundamental para podermos levar as demandas das prefeituras de nossa regionais para as autoridades competentes", observou Tanigawa.

José Henrique Germann é médico, doutor em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), participou do Programa de Gestão Avançada em Administração e Negócios (PGA), pela Fundação Dom Cabral e INSEAD, em Fontainebleau, na França. É supervisor do Programa de Residência Médica em Administração Hospitalar e Saúde da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein desde 2015 e foi secretário-adjunto da secretaria da Saúde do Município de São Paulo, em 1993.


A transmissão simultânea do ComSaude foi realizada com o apoio da empresa parceira do CIESP, PoxNet, que cedeu o link de acesso e a infraestrutura de internet dedicada.

Outras informações sobre as atividades, cursos e eventos do CIESP Sorocaba, acesse www.ciespsorocaba.com.br.

Sobre o ComSaude

Criado há 12 anos, o ComSaude - Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia da FIESP é uma iniciativa de apoio às entidades da área da Saúde que visa estabelecer uma comunicação imparcial com o setor, incentivando a interlocução de pautas e fomentando o diálogo.

Reunindo mais de 70 entidades nacionais e estaduais associadas, o Comitê prioriza a internacionalização de produtos, processos e serviços de saúde e biotecnológicos produzidos no Brasil; fortalece a atuação da micro e pequena empresa eo aumento da representatividade das indústrias do setor junto às entidades governamentais reguladoras.

O grupo visa também promover e incentivar a cooperação entre companhias nacionais e internacionais; integrar órgãos e entidades governamentais a fim de estimular o desenvolvimento de acordos científicos e comerciais em âmbito nacional e internacional e de promover discussões acerca da regulamentação do setor e de proteção intelectual.

O Comitê conta com um grupo de Diretores, cada um representando uma área da Saúde, que se reúne trimestralmente e que a cada encontro recebe um convidado externo para trazer sua visão do mercado, da economia e da política.

Informações para a Imprensa
Vergili Press Office Comunicação Integrada
Carla Acquaviva – carla@vpocomunicacao.com.br
Whatsapp (15) 99760.4004/ (15) 3033.1404