Imprensa > Release > Indústrias de Sorocaba e região encerram 2018 com abertura de 1.150 novos postos de trabalho, aponta pesquisa do Ciesp e da Fiesp

Indústrias de Sorocaba e região encerram 2018 com abertura de 1.150 novos postos de trabalho, aponta pesquisa do Ciesp e da Fiesp21/01/2019

Dados da pesquisa de emprego realizada pela Federação e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), divulgados na última sexta-feira (18/01), indicam que as indústrias da área de abrangência da Diretoria Regional de Sorocaba, composta por 48 municípios, abriram aproximadamente 1.150 novos postos de trabalho no acumulado de 2018, com uma variação positiva de 1,16%.

De acordo com o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, o resultado da região foi superior ao do estado que teve uma queda de 1,80%. “Isso é um indicador de que nossa região se mantém sólida e prosperando, apesar do crescimento ter sido tímido. Em todo o estado de São Paulo, o resultado de 2018 foi negativo, mas isso já era esperado. A indústria paulista teve o fechamento de 38,5 mil postos de trabalho no último ano. No entanto, nossa expectativa para 2019 é de um ano melhor no qual devemos ampliar em 10 mil os postos de trabalho, tendo em vista que o crescimento do PIB está previsto em 2,5%”, comenta Syllos.

No mês de dezembro a região apresentou resultado negativo (-1,10%), com uma queda de cerca de 1.100 postos de trabalho. Este resultado foi influenciado pela variação dos setores de Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (-6,06%); Veículos Automotores e Autopeças (-2,04%); Máquinas e Equipamentos (-2,81%) e Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (-1,99%). Quando comparados os meses de dezembro dos anos de 2017 e 2018, temos um cenário igual, pois em dezembro de 2017 o resultado também foi negativo em 1,10%.

A pesquisa é realizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por meio do Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos (Depecon) e das diretorias regionais. Segmentado por ramos de atividades, o estudo abrange 36 diretorias municipais e regionais do Ciesp, tendo como amostra cerca de três mil indústrias distribuídas pelo Estado de São Paulo, que compreendem mais de um milhão de empregos.

Outras informações acesse www.ciespsorocaba.com.br

Carla Acquaviva - carla@vpocomunicacao.com.br