Digite seu e-mail para receber nossos informativos:
Imprensa > Release > OCUPAÇÃO ARTÍSTICA DO SESI SOROCABA REFORÇA A NECESSIDADE DE TERMOS UM OLHAR ATENTO À REALIDADE

Release

OCUPAÇÃO ARTÍSTICA DO SESI SOROCABA REFORÇA A NECESSIDADE DE TERMOS UM OLHAR ATENTO À REALIDADE10/12/2018 O mural reflete sobre a crise dos refugiados, mesmo que isso implique fazer o público sair de sua zona de conforto. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 12h.



São Paulo, dezembro de 2018 – Na ocupação artística Boias, do projeto de arte urbana Alto*Contraste, o público é instigado a refletir sobre o quanto negligenciamos a realidade à nossa volta. A obra utiliza a pintura para colocar em pauta a crise dos refugiados e a falta de um olhar atento para o mundo além do nosso próprio. O mural está aberto à visitação para todos os públicos.

No retrato, à primeira vista todos parecem iguais: pessoas na piscina – ou no mar –, divertindo-se e relaxando. Mas entre todas as boias coloridas destinadas ao lazer, uma delas parece pedir socorro. Com as características clássicas de uma boia de salvamento vermelha, ela abriga uma mãe e seu filho. Enquanto todos parecem descontraídos, a mulher e a criança nos encaram, olhos nos olhos, e parecem pedir um pouco de atenção. É o retrato da crise dos refugiados para a qual tanta gente parece ignorar os impactos na sociedade global.
Boias propõe uma reflexão sobre a realidade sem filtros, sem ilusões. É um convite para que o espectador direcione o olhar para quem pede atenção e enxergue o mundo como realmente é, ainda que isso o tire da zona de conforto.

Sobre as artistas

Alto*Contraste, ou A*C, é um projeto de arte urbana que existe desde 2005. Até meados de 2017 foi uma dupla com Lygia Lee e Lou Dedubiani, que atualmente segue tocando o projeto.
O universo do A*C quase sempre gira em torno de personagens carregados de algum estranhamento e certo desajuste social, com referências a alguns arquétipos da psicologia e investigação sobre o que o ser humano têm de pitoresco e paradoxalmente universal. Assim é também com o Urso Amarelo – seu personagem mais conhecido – que remete ao ser humano em toda a sua ambiguidade: ao mesmo tempo que nos leva à noção de fofura, dos ursinhos Teddy Bear, sabemos que em sua essência não deixa de ser um dos animais mais selvagens e agressivos do mundo.
Além das ruas, a arte do A*C já esteve em diversas mostras coletivas pelo mundo: Barcelona, Berlin, Buenos Aires, Glasgow, Londres, Melbourne, Cidade do México, Nova York e Paris. Esteve presente também em importantes publicações de arte urbana pelo mundo e alguns grandes festivais, com destaque para a primeira edição do Cans Festival (2008), em Londres, onde Lou e Lee trabalharam a convite do artista Banksy.

Sobre o Projeto Ocupação Artística no SESI-SP

Boias faz parte do projeto Ocupação Artística no SESI-SP, no qual espaços diversos, tais como muros, arquibancadas, jardins, janelas, entre outros, se transformam em plataformas expositivas, recebendo interferências artísticas produzidas em diversas técnicas e materiais. Criada em 2013, a iniciativa promove o contato do público com novas linguagens artísticas, oferecendo-as em locais de grande visualização e circulação. Além disso, propicia o contato direto do espectador com o artista, que poderá acompanhar o processo de criação e construção da obra.

Serviço
Local: SESI Sorocaba – Rua Duque de Caxias, 494 – Bairro Mangal - Sorocaba

• Projeto Ocupação Artística no SESI-SP – Boias
• Local da exposição: Centro de Lazer e Esportes - Parede do Balneário

Horário de Visitação da exposição: de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 12h
Classificação indicativa: Livre
Modalidade: Voltado a todos os públicos
Informações e agendamento para visitas educativas: 15 3388 0414/ 0420/ 0419/ 0450

Entrada gratuita

SESI-SP Cultura www.sesisp.org.br/cultura

Jornalistas: Arlete Rodrigues Vasconcelos, Emanuel Galdino e Karina Costa