Imprensa > Release > Ciesp Sorocaba participa do Capacita 2018

Ciesp Sorocaba participa do Capacita 201812/11/2018 Realizado pela Associação Comercial, em parceria com o Ciesp Sorocaba e Parque Tecnológico de Sorocaba, treinamento capacitou cerca de 250 pessoas

Promovida pela Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), em parceira com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), a 11ª edição do Capacita foi realizada de 5 a 9 de novembro, no Parque Tecnológico de Sorocaba e teve como objetivo qualificar os cerca de 250 inscritos que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.

Diversos temas foram abordados durante a semana e na quinta-feira (8), os palestrantes convidados pelo Ciesp Sorocaba levaram aos participantes uma perspectiva do perfil dos profissionais que a indústria busca, além de explanações sobre a nova lei trabalhista, que entrou em vigor em novembro de 2017.

“Na questão da reforma trabalhista, foram abordados os temas que tiveram mais impacto para os colaboradores das empresas, tais como: teletrabalho, trabalho intermitente e o distrato, que permite que seja feito um acordo entre o empregado e o empregador. Além disso, ressaltamos outros pontos de destaque da nova lei que permitem que a empresa negocie diretamente com os colaboradores sem a participação do sindicado, como por exemplo, banco de horas e fracionamento de férias”, explicou a advogada Paola Campos Vieira, da Advocacia Valio, que ministrou a palestra “Entendendo a Reforma Trabalhista”.

A Indústria 4.0 foi outro tema do Capacita 2018. Ministrada pelos empresários Marcelo Medina e Marco Antônio, sócios da O4B Consultoria, a palestra abordou as habilidades que serão exigidas dos profissionais no futuro. “As mudanças serão cada vez mais rápidas e mais impactantes, muitos empregos deixarão de existir em futuro próximo por causa da quarta revolução industrial, onde tudo estará interligado pela tecnologia. As empresas que não se adequarem a esta nova realidade estarão fora do mercado. Por isso, é importante que o profissional pesquise sobre a proposta da empresa antes da entrevista, analise seu mercado e principalmente veja quais as tendências deste mercado. Mas tudo isso tem que fazer sentido para vocês, porque o trabalho está intimamente ligado com nosso propósito de vida, com aquilo que a gente gosta de fazer”, ressaltou Medina.

De acordo com o 2º vice-diretor do Ciesp Sorocaba e diretor executivo do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, a parceria do Centro das Indústrias com a Associação Comercial é muito importante para estimular a economia da cidade e ajudar o Brasil que está saindo de uma profunda crise. “Hoje não existe mais uma iniciativa isolada, entendemos que ajudar a capacitar essas pessoas é uma obrigação do Ciesp porque as indústrias precisam de mão de obra qualificada e estão voltando a contratar. Além das vagas temporárias para o comércio, os profissionais que ingressarem na indústria passam a consumir no comércio local fazendo girar a roda da economia”, destacou Cancellara.

Para Renan Barros, 27 anos, tanto uma vaga na indústria quanto no comércio é uma oportunidade bem vinda. “Tenho experiência nos dois setores e fiquei sabendo desta capacitação pelo Ciesp Sorocaba. As palestras estão sendo muito produtivas e estou aprendendo várias coisas, desde finanças, direito trabalhista, até como devo me comportar em uma entrevista de emprego. O Capacita fez uma enorme diferença para mim”, destacou.

Já a operadora de caixa Fernanda Mello, 24 anos, ficou sabendo da ação pela imprensa. “Uma tia minha viu na televisão e me avisou para fazer a inscrição. É uma oportunidade de conhecimento e de recolocação no mercado de trabalho. Já trabalhei como operadora de caixa no comércio, mas gostaria também de ter uma oportunidade de ingressar na indústria”, disse.

Segundo o presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas, o Capacita 2018 foi mais uma parceria de sucesso entre o Ciesp, a ACSO e o PTS. “Este é o primeiro ano que a ação foi realizada no Parque e só temos que agradecer a Associação Comercial e o Ciesp. O evento terminou, mas a capacitação continua, pois plantamos uma sementinha e todos os dias temos que pensar o que é que podemos fazer para atingir nossos objetivos. Sempre há algumas coisa a ser feita, seja um curso, capacitação ou pesquisa, pois todas essas coisas vão fazer sentido para vocês no futuro”, observou.

Durante a abertura, o presidente da ACSO, Sérgio Reze, destacou que este é o momento de ir em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, pois tanto o comércio, quanto a indústria precisarão contratar para o aumento de demanda do final do ano. “O Capacita foi criado para preparar os trabalhadores que vão ingressar no comércio no final do ano, quando são feitas as contratações temporárias para atender o aumento da demanda em virtude das festas natalinas”, lembrou.

Circuito do Emprego

Na sexta-feira (9), os participantes que atingiram 75% de aproveitamento do Capacita 2018 participaram do Circuito do Emprego e puderam entregar currículos. Alguns candidatos foram entrevistados pelas empresas e os currículos que não foram selecionados ficarão disponíveis para associados e filiados das entidades participantes. Conheça as empresas que participaram do Circuito do Emprego:

· Abrão Reze
· Tauste Supermercados
· Unimed Sorocaba
· Valores Humanos

Outras informações sobre o Ciesp Sorocaba, acesse www.ciespsorocaba.com.br. A sede da entidade fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.260 – Alto da Boa Vista - Sorocaba/ SP.

Informações para a Imprensa
Carla Acquaviva – carla@vpocomunicacao.com.br