Imprensa > Release > Indústrias da região de Sorocaba geram 600 postos de trabalho no mês de agosto, aponta pesquisa do Ciesp

Indústrias da região de Sorocaba geram 600 postos de trabalho no mês de agosto, aponta pesquisa do Ciesp28/09/2018 Diretor do Ciesp Sorocaba afirma que um dos fatores que influenciaram a pesquisa é a recuperação do mercado automotivo

Dados da pesquisa de emprego divulgada pela Federação e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), indicam que as indústrias da área de abrangência da Diretoria Regional de Sorocaba, composta por 48 municípios, abriram cerca de 600 novos postos de trabalho no mês de agosto, com uma variação de 0,59%. O resultado é inferior ao mesmo período em 2017, quando a variação foi de 0,74%.

Já no acumulado do ano, a variação é de 1,29%, representando o aumento de aproximadamente 1.250 postos de trabalho. O saldo também é positivo quando considerados os últimos 12 meses, período em que foram gerados 450 postos de trabalho, equivalente a uma variação de 0,46%.

A pesquisa realizada pelo Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos (Depecon) aponta que os setores que influenciaram positivamente no resultado de agosto foram: Veículos Automotores e Autopeças, com uma variação de 3,58%; Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (4,01%); Produtos Minerais Não-Metálicos (0,37%) e Produtos Alimentícios (0,25%).

Para o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, o resultado positivo indica a recuperação de alguns setores que são fortes na região. “A indústria automotiva e o setor de autopeças são muito representativos na região de Sorocaba, e estão retomando a produção com carga total, apesar do cenário delicado que a economia brasileira está passando. Os dados indicam que a nossa região está em uma posição diferente de outras regiões do estado, mas isso não basta, temos que estar sempre buscando novas tendências e oportunidades para sabermos quais caminhos devemos trilhar. Por isso, o Ciesp trabalha em parceria com o poder público, as universidades e outras entidades, visando sempre fomentar a economia”, destaca Syllos.

Sobre a Pesquisa de Emprego

Realizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por meio Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos (DEPECON) e das diretorias regionais, a pesquisa acompanha a evolução do nível de emprego na indústria paulista desde 2006.

Segmentada por ramos de atividades, o estudo abrange 35 diretorias municipais e regionais do Ciesp, tendo como amostra cerca de três mil indústrias distribuídas pelo Estado de São Paulo, que compreendem mais de um milhão de empregos.

Informações para a Imprensa

Carla Acquaviva – carla@vpocomunicacao.com.br