Imprensa > Release > Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho da Johnson Controls é apresentado no Ciesp Sorocaba

Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho da Johnson Controls é apresentado no Ciesp Sorocaba06/08/2018

O funcionamento, os pilares de sustentação e a manutenção do processo de Saúde e Segurança do Trabalho integrado aos Sistemas de Manufatura da fabricante de baterias automotivas Johnson Controls foram temas da palestra realizada no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional Sorocaba, na última sexta-feira, 27/07.

O evento, promovido pelo Núcleo de Segurança e Medicina do Trabalho da entidade, reuniu cerca de 40 pessoas e contou com as apresentações do coordenador de Excelência Operacional, Rafael Lourenço e da coordenadora de Segurança, Andréia Gusmão.

De acordo com Lourenço, a empresa é líder em seu setor, com um sistema de manufatura de padrão mundial. E para atingir um desempenho global, todos os colaboradores são engajados na busca da Excelência Operacional através das equipes de alto desempenho.

“O nosso sistema de manufatura possui alguns princípios que englobam todas as áreas da companhia. Para garantir o cumprimento destes pilares, nós investimos em treinamentos teóricos e em dinâmicas voltados para as áreas de Segurança, Qualidade, Manutenção Produtiva Total (TPM) e 5S. Além disso, há processos padronizados e avaliações práticas que resultam na Certificação dos Postos de Trabalho”, explica.

Segundo Lourenço, este sistema permite que as metas e indicadores de performance de todas as áreas da empresa estejam atrelados aos índices de segurança e os resultados são colocados em um portal que é acessado por todas as fábricas do grupo. “A sustentação do sistema e o engajamento dos colaboradores são feitos através de premiações mensais, treinamento de supervisores, vídeo aulas, entre outras ações”, destaca.

De acordo com a coordenadora de Segurança, Andréia Gusmão, a gestão de Saúde e Segurança do Trabalho da empresa prevê oito pilares: Controle de Riscos; Auditorias; Ações de monitoramento e corretivas; Participação e envolvimento dos funcionários; Gestão de alterações; Liderança e Responsabilidade; Conformidade Legal e Identificação de Perigos.

A coordenadora destacou também algumas ferramentas de segurança, tais como os “Diálogos Diários de Segurança”, os “Arrastões de Segurança” realizados a cada três meses pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), “Safetrack”, voltado para os líderes para ressaltar os comportamentos seguros e o SafeStart, programa apresentado na integração e utilizado no chão de fábrica para todos os funcionários, o qual conscientiza sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho, em casa e no trânsito.

“Todos os programas são revisados de acordo com os resultados das auditorias. Eles estão amarrados com o sistema de gestão e qualquer não conformidade é avaliada pela alta direção. Deste modo, os colaboradores vivenciam e respeitam o sistema de segurança. Além de cuidar de si mesmos, eles cuidam dos seus colegas, pois se transformam em agentes transformadores e multiplicadores de segurança. Além do engajamento, nosso sistema é bastante transparente com relação às regras de segurança”, conclui Andréia.

Para o coordenador do Núcleo de Segurança e Medicina do Trabalho do Ciesp Sorocaba, Engº Ruy Jaegger Júnior, o sistema é muito bom e a apresentação demonstrou que a questão do controle dos processos é fundamental. “O objetivo do Núcleo de Segurança e Medicina no Trabalho do Ciesp é trazer informações que auxiliem as empresas a minimizarem os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. No mês de agosto, faremos uma palestra sobre as ferramentas que a área de gestão de pessoas pode oferecer para melhorar ainda mais o funcionamento de todo sistema operacional”, destaca Jaegger Junior.

Também participaram do evento outros dois coordenadores do Núcleo: Dr. José Carlos Dias Ferreira, que é médico do Trabalho, cardiologista e coordenador do Serviço Médico da Metso há 13 anos e José Ricardo Tóffoli, que é educador físico e coach. Os interessadas em participar dos eventos do Ciesp Sorocaba podem acompanhar a agenda pelo site www.ciespsorocaba.com.br. Outras informações pelo email ciesp@ciespsorocaba.com.br ou pelo telefone (15) 4009-2900.

Informações para a Imprensa

Carla Acquaviva – carla@vpocomunicacao.com.br