Digite seu e-mail para receber nossos informativos:
Imprensa > Release > Micro e pequenos empreendedores participam de palestra sobre lucratividade no Ciesp Sorocaba

Release

Micro e pequenos empreendedores participam de palestra sobre lucratividade no Ciesp Sorocaba08/03/2018


Edelcio Fochi _palestra Ciesp


Com a forte crise econômica dos últimos anos no Brasil, muitos empresários buscam ferramentas de gestão para manter suas empresas prósperas e lucrativas. Pensando nisso, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional Sorocaba, promoveu no dia 27 de fevereiro, a palestra "O Poder do Lucro no Mundo dos Negócios", ministrada pelo Especialista em Vendas e Marketing e Consultor de Empresas, Edélcio Fochi.

O evento, que fez parte da programação da reunião plenária da entidade, reuniu cerca de 50 empresários no auditório e contou com a participação do diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos. Para ele, foi uma manhã de reflexão, aprendizado e troca de experiências. "Estamos vivenciando um momento mais otimista, com a recuperação da economia e de postos de trabalho na indústria. Somente nos últimos quatro meses foram gerados cerca de mil novas vagas na região do Ciesp Sorocaba. Mas é importante que os empresários avaliem cuidadosamente os custos para se manterem competitivos, tendo em vista a acelerada e radical mudança causada pela quarta revolução industrial, ou a chamada Indústria 4.0, que integra atuais e novas tecnologias e vai impactar fortemente o mundo dos negócios", ponderou Syllos.

Em sua palestra, Fochi afirmou que o lucro é o segredo de milionários como Jorge Paulo Lemann, dono da Ambev, considerado pela revista Forbes como o homem mais rico do Brasil. "O sucesso é o objetivo de todos, mas é preciso entender que o lucro deve vir aliado à responsabilidade. Todos os homens mais ricos do mundo não ficaram ricos da noite para o dia, eles têm em comum uma profunda obsessão pelo controle de custos. Se você quer construir um império, foque no caixa", avaliou o consultor.

Segundo o palestrante, em um momento de turbulência, o dono da empresa é a última pessoa que deve assumir uma negociação. "Quando nós vamos negociar uma dívida, estamos emocionalmente envolvidos e a gente cede com facilidade. A recomendação é para que o empresário eleja um consultou ou outra pessoa para negociar em seu lugar", destacou.

Fochi também recomendou que os empresários libertem-se de negócios que não tem potencial de lucro. "Não adianta somente ser empreendedor, o empresário tem que ser essencialmente um gestor. Calcule a margem de contribuição de seu produto e se não estiver dando lucro, tire do seu portfólio. Enquanto a maioria das pessoas quer ter uma empresa, os empresários de sucesso querem ganhar dinheiro", ressaltou.

O palestrante também alertou sobre o custo silencioso. "Cuidado com o custo que não 'chora', que ninguém percebe. Os seus colaboradores são pilares na batalha em busca do lucro, pois as empresas não vivem de vendas e sim de lucro. É importante também se perguntar: se eu eliminar este custo, perderei receita?", explicou.

Mentor

De acordo com o palestrante, todo empresário deve ter um mentor. "O mentor é alguém que te mostra um caminho diferente, é uma bússola na vida do empresário", e recomendou que tenham uma liderança visionária. "Liderar é encarar desafios e ter uma visão clara de onde você quer chegar. A sua empresa vai precisar da sua visão e não dos seus olhos, porque as pessoas não seguem o líder, seguem a visão do líder. Resumindo, não existe um caminho novo, existe um novo jeito de caminhar", concluiu.

Para o empresário Marcos Antônio de Campos, diretor da Plast Park, empresa associada ao Ciesp Sorocaba há 30 anos, a palestra superou as suas expectativas. "Não conhecia o professor Edélcio pessoalmente e foi grata a surpresa de conhecê-lo e ouvir o que ele colocou, com muita propriedade, em sua palestra. Pretendo aplicar tudo o que foi dito na minha empresa", observou.

Toda programação de cursos e eventos do Ciesp Sorocaba pode ser acessada no site http://www.ciespsorocaba.com.br. Outras informações pelo telefone (15) 4009-2900. O Ciesp Sorocaba fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.260, Alto da Boa Vista.

Informações para a Imprensa

Vergili Press Office Comunicação Integrada

Carla Acquaviva – carla@vpocomunicacao.com.br

Whatsapp (15) 99760.4004/ (15) 3033.1404