Imprensa > Release > Indústria volta a contratar na região de Sorocaba

Indústria volta a contratar na região de Sorocaba20/02/2018 Pesquisa de Nível de Emprego do Ciesp indica aumento de 350 postos de trabalho em fevereiro e setor mostra sinais de retomada econômica

Indústria volta a contratar na região de Sorocaba

Dados da pesquisa de emprego divulgada nesta segunda-feira, 19/02, pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), indicam que a indústria da região de Sorocaba está se recuperando e voltando a gerar empregos. No mês de janeiro de 2018 houve um aumento de 350 postos de trabalho na área de abrangência da Diretoria Regional de Sorocaba, composta por 48 municípios. A variação positiva de 0,40% reduz o salto negativo de -7,39%, equivalente a redução de 7.300 postos de trabalho acumulados nos últimos 12 meses.

Ainda segundo a pesquisa realizada pelo Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos (DEPECON) do Ciesp e da Fiesp, comparado ao mês de janeiro de 2017, o cenário é positivo, pois no mesmo período do ano passado o resultado foi de 0,15%.

O nível de emprego industrial na Regional do Ciesp Sorocaba, no mês de janeiro, foi influenciado positivamente pelos setores de Veículos Automotores e Autopeças (2,42%), Produtos de Borracha e de Material Plástico (1,18%), Metalurgia (0,49%) e Máquinas e Equipamentos (2,25%).

Para o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, após três anos consecutivos de retração na economia e queda no número de geração de empregos no país, a indústria indica perspectiva de retomada e crescimento. "Nos últimos seis meses temos acompanhado uma recuperação gradual do setor na região de Sorocaba, com a geração de empregos, mesmo que ainda de forma tímida. Em 2018 a previsão é que os resultados sejam mais consistentes, com mais contratações do que demissões, devido a retomada do crescimento econômico, com a diminuição da taxa Selic e inflação, facilitando o investimento por parte dos empresários", analisa o diretor.

Ainda segundo Erly, a região é privilegiada por concentrar indústrias de autopeças, automobilísticas, entre outras, que exportam seus produtos, aumentando as chances de recuperação econômica. "O importante é que nesse momento, tanto Sorocaba, quanto a região trabalhem para atrair novos investimentos", destaca Syllos.

Sobre a Pesquisa de Emprego

Realizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por meio Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos (DEPECON) e das diretorias regionais, a pesquisa acompanha a evolução do nível de emprego na indústria paulista desde 2006.

Segmentada por ramos de atividades, o estudo abrange 35 diretorias municipais e regionais do Ciesp, tendo como amostra cerca de três mil indústrias distribuídas pelo Estado de São Paulo, que compreendem mais de um milhão de empregos.

O Ciesp Sorocaba fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.260 – Alto da Boa Vista. Outras informações pelo site www.ciespsorocaba.com.br.

Press Office Comunicação Integrada
Carla Acquaviva – Diretora Executiva