Imprensa > Release > Durante posse de novos conselheiros, diretoria do Ciesp Sorocaba apresenta dados que indicam recuperação consistente da economia

Durante posse de novos conselheiros, diretoria do Ciesp Sorocaba apresenta dados que indicam recuperação consistente da economia05/02/2018

Novos conselheiros do Ciesp Sorocaba

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), realizou na tarde do dia 24 de janeiro, a solenidade de posse e diplomação do conselho da Diretoria Regional de Sorocaba para o mandato 2018/2021. No evento, realizado na sede da entidade e que reuniu cerca de 60 empresários, o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, apresentou um balanço dos dois últimos mandatos e fez uma análise do cenário econômico, que apresenta perspectivas de recuperação da economia em 2018.

Segundo o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), indicam que confiança dos empresários vem melhorando, puxado principalmente pela indústria automobilística. "O resultado do PIB no 3º trimestre mostra que a recuperação da economia está sendo sustentada pelo consumo. A saída da recessão até aqui foi lenta, porém consistente. Para 2018, a nossa expectativa é que o crescimento do PIB seja de 2,8%. Na região, as indústrias do setor automobilístico continuaram seus planos de investimento. É o caso da montadora Toyota, que vai investir mais de R$ 1 milhão na produção de um novo carro na unidade de Sorocaba e R$ 600 milhões em uma nova fábrica de motores em Porto Feliz; e da N.A.L. do Brasil, que irá investir R$ 280 milhões em uma nova planta na cidade", explicou Syllos.

Outro termômetro da economia, conforme explanou o diretor, é a concessão de crédito. "Com maior oferta de crédito, principalmente para pessoas físicas, aumenta também o consumo, que manteve um forte ritmo de crescimento no último trimestre de 2017. Isso é também um reflexo da recuperação do mercado de trabalho", observou Syllos.

Projeções para 2018

De acordo com as projeções da Fiesp e do Ciesp, os principais vetores de recuperação da economia em 2018 serão o acelerado crescimento da economia global, com juros reduzidos no cenário externo; e no âmbito nacional, a redução da taxa selic e do endividamento, com a inflação controlada. "Este cenário reflete diretamente nos investimentos. Após um longo período de quedas sucessivas, os investimentos FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo) voltaram a crescer, assim como o PIB da indústria de transformação, que tem um aumento projetado de 3,1% em 2018", concluiu Syllos.

Durante o encontro, também foi apresentado aos conselheiros titulares e suplentes o plano de comunicação da entidade, elaborado pela Verbo Comunicação. Segundo o publicitário Rodrigo de Figueiredo, diretor da Verbo, o planejamento contemplou como público alvo as empresas associadas e não associadas, assim como as organizações de grande, médio e pequeno portes. "Levamos em consideração que o Ciesp Sorocaba é uma referência na economia e indústria regional. Por isso, desenvolvemos o conceito 'Somos Ciesp', que será empregado em todas as peças de comunicação da entidade, anúncios, redes sociais, comunicação interna, entre outros", explicou Figueiredo.

Para o diretor da Soldatopo Containers, Elvio Lorieri, a iniciativa de considerar as micro e pequenas empresas no plano de comunicação da entidade é muito boa. "Um grande número de empresas associadas são de pequeno e médio porte, por isso é importante apoiar e desenvolver ações voltadas para este público", destacou Lorieri, que também é conselheiro da entidade.

O evento foi prestigiado pelo 1º vice-diretor do Ciesp Sorocaba, Mario Tanigawa; pelo pelo 2º vice-diretor do Ciesp Sorocaba e diretor executivo do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara; pela vice-presidente de Obras Públicas do SindusCon e vice-presidente do Seconci, Maristela Honda; pela presidente do MACS (Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba), Cristina Delanhesi; pelo presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto Freitas, entre outras autoridades. Após a diplomação dos conselheiros titulares e suplentes, os convidados participaram de um coquetel de confraternização.

Sobre o Ciesp

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) é a maior entidade representativa do setor industrial na América Latina e atua em defesa da indústria paulista. Fundado em 1928, reúne empresas industriais e suas controladoras, além de empresas que possuem por objeto atividades diretamente relacionadas aos interesses da Indústria. Com sede na capital, o Ciesp também está presente no interior do Estado de São Paulo, por meio de suas 42 Diretorias Regionais, Municipais e Distritais, formando uma sólida estrutura de serviços para mais de nove mil empresas associadas.

Os associados têm à disposição assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, meio ambiente, crédito, e apoio em pesquisas, feiras, simpósios, rodadas de negócios, cursos, convênios e demais eventos promovidos pela entidade.

A Diretoria Regional do Ciesp Sorocaba foi inaugurada em 1950, por um grupo de industriais, visando o fortalecimento da indústria regional. Atualmente a regional atende 48 municípios e conta com sub-regionais nas cidades de Apiaí, Itapetininga, Itapeva, Piedade, Tatuí. Outras informações no site www.ciespsorocaba.com.br.

Press Office Comunicação Integrada
Carla Acquaviva – Diretora