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CURSO ON-LINE: GESTÃO ESTRATÉGICA DE COMPRAS E SUPRIMENTOS


05 e 06 de outubro de 2020

Objetivos:

• Conheça a importância da área de compras na organização, os conflitos organizacionais e os critérios para uma administração interativa e produtiva.
• Entenda as garantias dos pedidos e contratos de compras gerais e conheça as cláusulas essenciais.
• Saiba como conduzir um processo de compras gerais, gerando vantagens financeiras e operacionais para sua empresa e evitando riscos.
• Aprenda na prática como operar com os documentos de compras e ter controles eficazes no monitoramento dos processos, focados em serviços.
• Aprenda a avaliar propostas e cotações e saiba o que pedir, como pedir e os dados fundamentais das cotações.


Carga Horária:

08 Horas

Conteúdo Programático:

1. A ÁREA DE COMPRAS NA EMPRESA.
• Área de compras e as demais áreas
• Áreas de conflito com compras
• Fornecedor e cliente interno
• Compras como área de gestão estratégica no gerenciamento dos custos, preços e margens de lucros da empresa – Cadeia de Suprimentos – Supply Chain.
• Compras como área de suporte para o equilíbrio dos estoques e da saúde financeira da empresa.
• Profissional de Compras – Competências e Formação.

2. TIPOS DE COMPRAS
• Considerações sobre diferenças entre compras gerais x compras de serviços Impactos na empresa

3. COMPRAS DE SERVIÇOS
• Definição de serviços.
• Características das compras de serviços
• Avaliação e validação da solicitação
• Planilha de acompanhamento de propostas e avaliação de preços
• Compras pontuais e compras seriadas
• Cláusulas de coberturas das solicitações
• Informações essenciais – informações técnicas dos serviços
• Montagem de licitação de compras de serviços
• Cadastros necessários
• Controles fundamentais.
• Contratos de prestação de serviços

4. COMPRAS PELA INTERNET
• Utilização do sistema como ferramenta de gestão de compras
• Conceitoe-procurement
• Conceito Strategic sourcing
• Leilão de compras
• Leilão reverso
• Vantagens e desvantagens.

5. DOCUMENTOS DE COMPRAS
• Requisição de compras
• Cotações – Faturas Pro-forma (Incoterms utilizados)
• Notas Fiscais
• Planilhas de custos
• Controles
• Certificados
• Desenhos Técnicos
• Especificações técnicas.

6. PLANEJAMENTO E COMPRAS
• Importância da área de planejamento na gestão de compras
• Forecast de compras
• Follow up de compras.
• Principais impactos fiscais e financeiros nas compras

7. PROPOSTAS – COTAÇÕES
• Análise da melhor oferta (preços, cronograma de entregas, avaliação do fornecedor e outros itens
• Prazos de pagamento
• Cadastro e análise das informações financeiras do fornecedor
• Suporte de entidades do mercado (Serasa e outras).

8. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR
• Requisitos fundamentais
• Gerenciamento do processo
• Auditoria técnica nos fornecedores
• Avaliação do fornecedor
• Premiação do fornecedor.

9. NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES
• Conceito de Negociação
• Como agem os Melhores Negociadores
• Fatores que influenciam a Negociação:
a) Informação
b) Poder
c) Tempo
• Etapas do Processo de Negociação:
a) Planejamento / Preparação
b) Definição de objetivos
c) Técnicas de sucesso
d) Abertura da negociação



Público Alvo:

Todos os profissionais (diretores, Gerentes, supervisores, coordenadores, analistas, etc), atuantes nas etapas da Cadeia de Suprimentos (compras, produção, vendas, marketing, financeiro, transportes, distribuição, administrativo), bem como aqueles profissionais que buscam iniciar atividades dentro da área.



Instrutor(a):


PAULO RAGO
Diretor do Ceteal - Centro de Estudos Técnicos e Avançados em Logística, Paulo Rago, bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, com especialização em Logística de Transportes e Empresarial e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atuando há mais de 29 anos em Logística com experiências, inclusive internacionais, em posições executivas, com a criação e desenvolvimento de operações logísticas em empresas como Souza Cruz S/A e Cia. Ultragaz S/A (Grupo Ultra). Consultor empresarial para diversas empresas no Brasil em vários segmentos. Criou o treinamento “ Como vender fretes no TRC” e “Como vender fretes no TRC PELO TELEFONE. Desenvolveu e ministra diversos programas de treinamento em Logística, Estoques, Distribuição, Vendas, Transportes, Custos de Transportes, Negociação, Compras, Supply Chain, Comércio Exterior e Administração de Tempos. Palestrante e professor convidado dos temas "Logística", “Transportes”, “Supply Chain” e correlatos em Universidades e instituições como: FGV Brasília, Metodista, UFMG, EDUCC/IPT/USP, FEI, MBA FIA/FEA - USP, Mackenzie, Setcesp, Aduaneiras, CIESP, SETCEMG, ESAF dentre outras, além de inúmeras atividades “IN COMPANY” para diversas empresas dos ramos de serviços e indústria.É Ex-Diretor da Associação Brasileira de Logística e autor de vários artigos para revistas e jornais da área.



Investimento:


Inscrições até dia 30/09/2020: .....................................
Associados: R$ 257,00.................................................................................................
Não associados: R$ 340,00..........................................................................................


Inscrições até dia 25/09/2020 – Condição Especial:
Associados: R$ 207,00.................................................................................................
Não associados: R$ 290,00..........................................................................................



Desconto:

Desconto especial para empresas que inscreverem:
3 Participantes = 5%
4 Participantes = 10%
5 Participantes ou mais = 15%

Forma de Pagamento:
Pessoa Jurídica: Boleto Bancário. Depósito/Transf. Bancária ou Cartão Débito/Crédito (Com emissão de Nota de Débito/Recibo)
Pessoa Física: Dinheiro. Depósito/Transf. Bancária ou Cartão Débito/Crédito (Com emissão de Recibo)




Material:

Incluso Material Didático e Certificado.



Local:

Curso on-line - via plataforma Zoom.



Horário(s):

14h - 18h



Informações Gerais:

LIMITE DE 30 VAGAS POR TURMA.
INSCRIÇÕES ATÉ 30/09/2020 (ou enquanto durarem as vagas)
A confirmação do curso está sujeita a quórum mínimo
Necessário 75% de frequência para entrega do Certificado
Mais informações pelo fone: (15) 4009-2900 ou e-mail: cursos@ciespsorocaba.com.br com Ada, Michela ou Rosana



Informamos que ocorrências de cancelamento e/ou desistência somente serão aceitas se comunicadas formalmente (por carta ou e-mail) com 48 horas úteis de antecedência do início do treinamento.
Não havendo registro na forma indicada acima, o não comparecimento ao treinamento concederá ao CIESP - D.R. Sorocaba o direito de emitir a cobrança da inscrição, por meio de boleto bancário.